Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Copa
200620021998199419901986198219781974
197019661962195819541950193819341930

História

1934Itália

Classificação
Itália
Tchecoslováquia
Alemanha
Áustria
Artilheiros
5 gols Oldrich Nejedly (Tchecoslováquia)
4 gols Edmund Conen (Alemanha), Angelo Schiavio (Itália)
3 gols Leopold Kielhoz (Suíça), Raimundo Orsi (Itália)
Ver todos os jogos
Reprodução
Ditador italiano Benito Mussolini acompanha Mundial
Ditador italiano Benito Mussolini acompanha Mundial

O segundo capítulo da história das Copas tem como protagonista o ditador fascista Benito Mussolini. Ele não chegou a entrar em campo para fazer gols, mas mandou arrumar quem fizesse. Além de usar sua força política para garantir que o Mundial fosse realizado em seu país, ele deu pitacos na organização, na fórmula de disputa e até na escalação da Azzurra. Mais: mudou a legislação para facilitar a naturalização dos "oriundi". Assim, os argentinos Monti, Orsi e De Maria, o uruguaio Guaita e o brasileiro Guarisi, todos descendentes de italianos, jogaram pela seleção italiana. Pela primeira vez, houve eliminatórias, comprovando o sucesso do torneio. Entre os 16 times, no entanto, não estava o campeão Uruguai, que boicotou a Copa em retaliação à ausência de vários europeus em 1930. Em campo, o time italiano comandado Vittorio Pozzo, pai da tática conhecida como Metodo (2-3-2-3), só teve dificuldade nas quartas de final, contra a Espanha, do goleiro Zamora. Após empate por 1 a 1, com direito a prorrogação, foi marcado um jogo extra. Giuseppe Meazza - esse mesmo que hoje dá nome ao estádio quando joga a Inter de Milão - garantiu uma vitória por 1 a 0, em jogo com arbitragem polêmica, e levou o time à final. Na decisão, Mussolini respirou aliviado após ver seu time vencer a Tchecoslováquia, de virada, por 2 a 1.

Brasil

Apesar de ter conseguido vaga na Copa sem esforço, já que contou com a desistência do Peru e não precisou disputar as eliminatórias, o Brasil teve diversos problemas que pesaram contra. Para começar, a equipe mais uma vez foi desfalcada por problemas internos. A CBD (Confederação Brasileira de Desportos), ainda amadora, entrou em conflito com os clubes, já prodissionais, e não conseguiu a liberação de diversos atletas, entre eles craques como Domingos da Guia. Em negociação direta com os jogadores, conseguiu ao menos Leônidas (Vasco), Luizinho (São Paulo), e Valdemar de Brito (São Paulo). Os convocados ainda tiveram que fazer uma viagem de 11 dias de navio para chegar à Itália. No caminho, a embarcação parou na Espanha para pegar a seleção local, que seria justamente algoz dos brasileiros no único jogo que fariam na competição. Também não foi possível fazer nenhum jogo de preparação. Por azar, o sorteio ainda colocou o time nacional diante de um dos favoritos logo na estreia. Diante da Espanha do goleiro Zamora, o Brasil não resistiu e acabou derrotado por 3 a 1 - o sistema de competição previa mata-matas desde o ínicio. Um dos poucos destaques do Brasil em sua mais fraca, rápida e apagada particpação em Mundiais foi o atacante Leônidas, autor do único tento do time, que terminou em 14º lugar no torneio.

Curiosidades

  • O 1º brasileiro campeão do mundo foi Anfilogino Guarisi, ex-Corinthians, um dos "oriundi" da Itália. Aqui conhecido como Filó, ele não foi à Copa de 30 pelo Brasil devido ao racha na CBD.
  • Filó (ou Guarisi) foi jogar pela Lazio em 1931. Ele só jogou o primeiro jogo da Copa, vitória por 7 a 1 contra os EUA, mas marcou gol decisivo contra a Grécia, nas eliminatórias.
  • O Egito foi o primeiro país africano a participar de uma Copa. Depois disso, seriam necessários mais 36 anos para uma nova aparição, com o Marrocos em 1970.
  • A Copa de 1934 teve a única final na história em que os capitães dos dois times finalistas eras os goleiros, Giampiero Combi (Itália) e Frantisek Planicka (Tchecoslováquia).
  • Aldo Donelli, que marcou o único gol dos EUA na Copa, era um importante jogador de futebol americano em seu país. Toni Meola, goleiro americano em 1994, não foi o pioneiro.
  • O suíço Kielholz jogou de óculos nas duas partidas que fez e marcou gols nos dois jogos. Já o italiano Bertolini jogou com um lenço para se proteger das costuras da bola nas cabeçadas.
 
Multimídia

Galeria

 


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página