UOL


São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

TEATRO

Neste Dia dos Pais, alguns espetáculos abordam a paternidade e outros oferecem descontos ou entrada franca para os pais

Figura paterna ocupa os palcos de SP

Lenise Pinheiro/Divulgação
O ator Cacá Carvalho em cena do espetáculo "A Poltrona Escura", em cartaz no Sesc Belenzinho


DA REDAÇÃO

Hoje, no Dia dos Pais, alguns espetáculos que tematizam -nem sempre de maneira pacífica- a relação entre pais e filhos são encenados em São Paulo.
Talvez a peça mais conhecida entre todas as já escritas, "Édipo Rei" foi analisada à luz da política e da psicanálise. Na trama, um filho (Édipo), desconhecendo o ato, mata o pai (Laio), casa-se com a mãe (Jocasta), descobre o fato e fura os próprios olhos. O texto de Sófocles tem direção de Elie Marios Deftereos (leia horários e locais no roteiro de teatro abaixo).
Outro "clássico" que coloca em cena a figura paterna -desta vez em criação brasileira- é também montado. Trata-se do rodriguiano "Os Sete Gatinhos", em que Noronha, um contínuo humilde, tenta manter a dignidade da família fazendo com que a caçula permaneça "pura".
Um dos quadros de "A Poltrona Escura", baseada em novelas de Luigi Pirandello e interpretada por Cacá Carvalho, também tangencia a questão paternal, mostrando a solidão de um pai viúvo em "Os Pés na Grama".
Duas outras peças em cartaz, de alguma maneira, abordam a temática. "Homens, Santos e Desertores", do dramaturgo Mário Bortolotto, mostra um desajustado garoto, filho de um pai "desertor", com quem jamais trocou muitas palavras, e a identificação que o rapaz estabelece com um homem mais velho, que vive recluso, anti-social, um estóico.
"Interior", do grupo Tusp, desvenda memórias dos integrantes do elenco, trazendo-as ao palco. Como não poderia deixar de acontecer, existem menções aos pais, algumas amenas, outras nem tanto.

Descontos
A peça "Otelo", de William Shakespeare, interpretada pela cia. Folias d'Arte, oferece meia-entrada ao pai que acompanhar os filhos pagantes. Já "Quarteto em Rir Maior" dá entrada franca aos pais que estiverem com os filhos que comprarem ingressos.



Texto Anterior: Dança: Corpo e Colker comparam seus passos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.