São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após pressão, Lembo cede e libera emenda de deputado

Parlamentares bloquearam votações na Assembléia

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Cláudio Lembo (PFL) cedeu e os deputados paulistas terão suas emendas ao Orçamento liberadas.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, o também pefelista Rodrigo Garcia. Ele disse que o Palácio dos Bandeirantes vai "executar o Orçamento, inclusive as emendas individuais".
Na semana passada, os deputados paralisaram as votações na Assembléia em protesto contra o congelamento das emendas. O protesto era sensível ao governo estadual porque afeta a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2007. É a LDO que autorizará os investimentos do primeiro ano do governo José Serra (PSDB), aliado dos pefelistas, à frente do Estado.
Para retomar as votações, pediam a liberação de R$ 1 milhão por deputado para atender às emendas apresentadas por eles próprios ao Orçamento de 2006. Diziam que o Estado tinha recursos após a anistia concedida a devedores.
Rubens Lara, secretário da Casa Civil, diz que as emendas serão liberadas, mas que o valor de R$ 1 milhão por deputado não é certo. "A liberação das verbas não será automática. Os projetos precisarão passar pela avaliação de cada secretaria e tem que atender ao interesse público", diz o secretário.

Serra
Serra chega hoje a São Paulo para se dedicar à montagem do governo. No final de semana, deve receber um dos primeiros relatórios de sua equipe de transição. O documento apontará a situação financeira de cada uma das secretarias.
Uma das fontes de problemas é o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Segundo tucanos ouvidos pela Folha, o órgão estadual não tem conseguido cobrir as despesas referentes aos dois últimos meses de cada ano.
(LEANDRO BEGUOCI E CATIA SEABRA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Depois de 5 anos, Assembléia paulista volta a instalar CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.