São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Casa do vizinho 1
O governo planeja utilizar os horários de TV e rádio de partidos aliados na operação de propaganda que tentará virar a página do caso Waldomiro Diniz. Em março, PMDB e PC do B cederão parte de seu tempo em rede nacional para esse propósito.

Casa do vizinho 2
Em troca da "hospedagem" no horário alheio, o governo deverá oferecer aos aliados sua estrutura de comunicação -Duda Mendonça à frente- para produzir as peças promocionais.

Guerra no ar
A pregação governista não será a única a ocupar televisão e rádio em março. Começa a ser exibido nesta semana um lote de inserções comerciais do PSDB. As do PFL estréiam no dia 18.

Para todo gosto
Membros da direção nacional tucana divergiram quanto ao tom oposicionista -mais sóbrio ou mais agressivo- a ser adotado em suas inserções. No final, as duas linhas foram contempladas nos comerciais.

A céu aberto
Orgulhoso de seu trânsito fácil na Esplanada, o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, diz que José Dirceu, Luiz Dulci e Luiz Gushiken são os ministros com quem tem contato mais freqüente.

Opção radical
Do senador tucano Arthur Virgílio (AM), sobre a transferência do encontro de desagravo a José Dirceu de Brasília para São Paulo porque, segundo José Genoino, o PT quer fugir do "bochicho": "Então é melhor fazer a reunião na Antártida".

Mundo animal
As câmeras do aeroporto de Brasília agora só flagram bicho. Depois da conversa entre Waldomiro Diniz e Carlinhos Cachoeira, o circuito interno do local registrou, na semana passada, um traficante de animais e plantas silvestres que vinha de Manaus e acabou preso.

Cobras...
Quatro meses após solicitada pelo Ministério Público Federal, ainda não foi realizada correição -análise detalhada da atuação judicial- nas varas onde atuavam os juízes suspeitos pela Operação Anaconda de formar quadrilha e vender sentenças.

...e tartarugas
A corregedoria do Tribunal Regional Federal diz que "os pedidos do Ministério Público Federal estão sendo analisados com o cuidado e a atenção que merecem e serão submetidos à deliberação do Conselho de Justiça Federal oportunamente".

Outra visão
Assessores de Marta Suplicy que investigam as supostas contas de Paulo Maluf no exterior discordam do advogado do ex-prefeito, que alega prescrição do possível crime no Brasil. Dizem que na Suíça, onde já há inquérito aberto, ele poderia ser condenado por lavagem de dinheiro.

Discurso pronto
O PT fará encontro em abril para ensinar seus candidatos a prefeito a rebater a acusação de que o partido faz no governo o contrário do que pregava na oposição. Devem responder que as mudanças foram "avanço".

Associação imediata
O presidente do PT, José Genoino, minimiza a necessidade da presença de Lula nos palanques municipais: "É só botar o 13 e a estrela que todos ligarão o candidato ao presidente".

Motor de arranque
Ainda que se distancie de palanques quando a campanha começar de fato, antes Lula dará uma força a candidatos petistas. A ida a Belém foi a primeira de uma série que terá Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.

Lógica federal
A direção nacional do PSB não quer que João Leite, líder das pesquisas em Belo Horizonte, dispute a prefeitura. Alega acordo com o governo Lula para apoiar Fernando Pimentel (PT).

TIROTEIO

De Sebastião Madeira (PSDB-MA), sobre a retração de 0,2% do PIB anunciada anteontem:
-O presidente Lula conseguiu em um ano o que Fernando Collor demorou três para fazer: levar o país à recessão.

CONTRAPONTO

Telefone sem fio

Uma comitiva de parlamentares brasileiros representou o país em julho do ano passado em encontro na Alemanha para discutir os benefícios do biodiesel -combustível biodegradável e menos poluente do que o óleo diesel tradicional.
Os petistas Sibá Machado e Zico Bronzeado, ambos do Acre, viajaram juntos. Em escala no aeroporto de Barcelona, aproveitaram para comprar suvenires para seus familiares.
Natural de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, o deputado Zico Bronzeado arranha o "portunhol". Por isso, fez várias tentativas de se comunicar com os vendedores do aeroporto. Em vão. Ninguém o entendia.
Bronzeado arriscou o inglês:
-Speak english?
-No- reagiu o vendedor.
-Eu também não!- disparou o deputado, que virou as costas e foi para a sala de embarque, sob risos do colega petista.


Próximo Texto: Sombra no Planalto: Waldomiro negociava mais de R$ 1 bilhão em emendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.