Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jovem quer chefe que seja amigo e confidente para temas privados

Pesquisa indica que profissionais jovens misturam vida e carreira

DE SÃO PAULO

Os profissionais que hoje estão na faixa entre 18 e 30 anos querem que o chefe seja mais do que alguém com quem eles possam aprender algo. Eles desejam que esse líder seja um confidente com quem tenham abertura para falar sobre questões pessoais.

A conclusão é de um levantamento feito via web pela empresa de recrutamento Hays com mil brasileiros que estão nessa faixa etária.

Na questão sobre qual é o chefe ideal, as principais respostas foram: um mentor, um líder, um confidente que discuta assuntos privados e um amigo --22% deles escolheram essa alternativa.

"Esses jovens amadurecem mais tarde, pois costumam morar por muito tempo na casa dos pais. A empresa acaba sendo a extensão da casa, porque é onde eles passam mais tempo", afirma Rodrigo Soares, diretor da Hays.

Segundo Simone Leon, diretora de gestão de carreiras e talentos da consultoria Right Management, essa geração funde o trabalho e a vida pessoal.

"Hoje há pouquíssimos gestores preparados para lidar com a geração Y [nascida entre 1980 e 1999]. A maioria deles foi preparada para chefiar de forma diretiva, hierárquica e menos compartilhada."

Na questão sobre benefícios e recompensas mais atrativos, a maior parte das respostas (49%) foi "um trabalho flexível", ou seja, sem horários e locais fixos.

O item salário veio em segundo lugar (42%), seguido de plano de saúde (41%) e trabalho remoto (40%). O trabalho flexível seria, portanto, um fator importante para a retenção de jovens.

"Eles estão mais preocupados com o resultado que vão entregar do que com o tempo em que estarão sentados numa cadeira", diz Sofia Esteves, presidente da consultoria DMRH.

Para Soares, o grande desafio das companhias é conseguir atender a todos os anseios desses jovens, como oportunidades de desenvolvimento e de ascensão rápida.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página