Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O faminto

Comida sem frescura

"Bad boy" da alta gastronomia

Filme acompanha oito anos da vida do chef mais jovem a receber três estrelas do "The New York Time"

ANDRÉ BARCINSKI

A rede de canais a cabo HBO está exibindo um documentário muito bom e informativo para quem deseja conhecer os bastidores da alta gastronomia: "A Matter of Taste "" Serving Up Paul Liebrandt", dirigido por Sally Rowe.

O filme acompanha oito anos da carreira de Paul Liebrandt, chef de cozinha de família inglesa, nascido no Zimbábue e criado em Londres. Aos 24 anos, foi o mais jovem chef a receber três estrelas (de um máximo de quatro) do "The New York Times".

O filme começa em 2002, após os atentados terroristas em Nova York.. Liebrandt, que surgiu com um estilo arrojado (ele aparece decorando seus pratos com uma técnica que lembra a do pintor Jackson Pollock), se diz receoso de que o público não esteja preparado para suas criações. "Em épocas de depressão, as pessoas querem comida tradicional, que já conhecem."

A diretora Sally Rowe se encantou com a comida de Liebrandt no restaurante Atlas, em 2000, e decidiu seguir a carreira do chef por vários restaurantes. Em um deles, Liebrandt termina fazendo hambúrgueres. Em 2006, ele finalmente tem a chance de chefiar um local à altura de seu talento, quando o dono do premiado Nobu, Drew Nieporent, o convida a abrir o Corton.

A segunda metade do filme mostra os preparativos e toda a tensão que cerca a abertura de um novo restaurante em Nova York. Liebrandt aparece testando novos pratos, ajudando a projetar a cozinha e treinando toda a equipe. O nível de exigência impressiona: "Eu sou tão bom quanto o menos talentoso membro da minha equipe me permite ser", grita Liebrandt para seu time depois que um ajudante comete uma gafe. O filme mostra também o esforço obsessivo do dono do Corton em conseguir uma boa crítica de Frank Bruni, temido crítico gastronômico do "The New York Times".

"A Matter of Taste" é um ótimo filme sobre o que existe por trás dos restaurantes estrelados. E tem em Liebrandt --que acaba de abrir o The Elm, em Nova York --, personagem dos mais interessantes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página