São Paulo, domingo, 06 de outubro de 2002

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MATERIAL

Produto apresenta versatilidade, transparência e preço para disputar espaço com modelos mais sofisticados

Fabricante combate a "cara" de antiquado do vidro impresso

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Na disputa por um lugar ao sol entre as novas alternativas, o vidro impresso luta contra o preconceito de ser associado à "casa da vovó", segundo Roberto de Araújo, diretor comercial da UBV (União Brasileira de Vidros), líder no segmento (65% do mercado).
Os padrões mais conhecidos desse tipo de vidro são o canelado e o silezia. O primeiro é aquele que se assemelha a uma sequência paralela de canaletas. O outro lembra um tabuleiro que alterna quadrados lisos e trabalhados.
"Nosso esforço é no sentido de fazer o produto renascer e de tirar dele a imagem de antiquado", explica Fábio Brant, diretor da fabricante UBV. O vidro impresso tem como característica a boa transparência, mas sua principal vantagem é a de não devassar a imagem que está por detrás. "E é 15% mais barato que o liso", diz Brant.
No mercado brasileiro, a UBV compete com as multinacionais Pilkington Blindex e Saint-Gobain Glass, que também aposta nos vidros impressos Decor-Lite.
Para demostrar a versatilidade do produto, em 2001, a empresa resolveu demonstrar na prática a versatilidade do impresso.
Uma casa em São Vicente (74 km a sudeste de SP) foi transformada no showroom da marca Decor-Lite. A mostra "Maison du Verre" teve 11 ambientes. Luiz Jorge Pinheiro, 50, diretor comercial da empresa, revela que uma outra edição da exposição já está sendo preparada para o primeiro trimestre de 2003. "Queremos atingir o público final", afirma.
Como consequência da aceitação do produto, a empresa lançou na Fehab (feira da habitação), realizada em setembro, os padrões Oasis, Spotlyte, Rideau e Dunas.

Arame
Mas a grande virada do mercado veio com o desenvolvimento do vidro de segurança aramado curvo, algo impensável até então. Produzido pela UBV, o aramado tem uma tela de metal no interior do vidro, não fosqueia, pode ser laminado e é ideal para coberturas e guarda-corpos.
Araújo anuncia ainda que a UBV desenvolveu uma impressão especial para vidro anti-reflexo. O modelo não distorce as cores e aumenta o contraste.
A estratégia da UBV também passa pelo convencimento dos arquitetos e decoradores das qualidades do produto. A empresa já começou a convidar os especificadores para desenhar novos padrões, que devem estrear no primeiro semestre de 2003.
Ainda em outubro, a empresa lança o vidro Fog. Ele é colorido, translúcido e não se impregna de marcas de dedos ou de gordura, como acontece com o jateado.

Casa Cor e vitral
Para provar o potencial do produto, a arquiteta Brunete Fraccaroli já usou o impresso. No apartamento da jovem executiva (na Casa Cor deste ano), aplicou o vidro no fundo do armário do closet. "É mais barato, porém mais frágil. Por isso usei uma película prateada para dar segurança", diz.
O arquiteto e designer de interiores Lionel Sasson é adepto dos impressos, como as portas e janelas pivotantes em exposição na sua loja de decoração.
Para Fraccaroli, entretanto, a escolha é muito pessoal e deve ser usada "com parcimônia".
(NATHALIA BARBOZA)


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