São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

AFRÂNIO MESSIAS ALVES NUNES (1924-2011)
O presidente mais vitorioso da história do River do Piauí

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Dos seus 87 anos de vida, Afrânio Messias Alves Nunes dedicou boa parte ao River Atlético Clube, time de futebol da 1ª divisão piauiense que ele ajudou a fundar, em 1946. Foram 22 anos como presidente da equipe, em cinco gestões, e outros tantos como fiel torcedor.
A dedicação rendeu-lhe o título de "presidente mais vitorioso do River". Com ele, o clube levou a taça em 11 campeonatos estaduais.
A paixão pelo tricolor do Piauí ele passou para os filhos: um deles, José, também já presidiu o time. Nem os netos escaparam do fanatismo: ainda bebês, eram presenteados com fraldas bordadas com o escudo do time dadas pelo avô riverino.
Mas, segundo a família, Afrânio também tinha "simpatia" por outro tricolor, o Fluminense. "É que ele já gostava do Flu antes de o River existir", diz o filho José.
O amor pelo futebol foi dividido com a política. Presidiu a executiva estadual da UDN (União Democrática Nacional) e foi deputado estadual pela extinta Arena por quatro mandatos consecutivos, entre as décadas de 60 e 80.
Foi ainda secretário estadual de Educação, conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e professor num colégio de normalistas.
Trocou a cidade natal, Amarante, no interior do Estado, por Teresina ainda adolescente. Lá, cursou direito e conheceu a mulher, Camélia, com quem se casou em 1950.
Morreu na quarta-feira, de insuficiência cardíaca. Deixa viúva, cinco filhos, netos e bisnetos. A missa do sétimo dia será realizada amanhã, às 19h30, na capela São Miguel Arcanjo, em Teresina.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.