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Inspeção veicular deve sair em 2005
DA REPORTAGEM LOCAL
A partir do próximo ano, a cidade de São Paulo deve começar a
ter uma redução na poluição do
ar que pode chegar a 40% graças à
inspeção ambiental, que avaliará
as emissões de ruídos e gases de
toda a frota com mais de um ano
de rodagem (deverão ser cerca de
5,6 milhões de veículos em 2005).
A verificação, que só é feita em
parte do Rio de Janeiro, será anual
e pré-requisito ao licenciamento
do veículo. Deverá demorar em
média três minutos e, embora não
se saiba ainda quanto vai custar
aos motoristas, envolve gastos de
entre R$ 30 e R$ 40 por vistoria
para o grupo Controlar, responsável pela inspeção.
O veículo entrará numa baia parecida com a do pedágio para que
mangueiras meçam, no escapamento, as emissões de poluentes.
Caso elas estejam em desacordo
com as normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), haverá um prazo de 90 a 120
dias para adaptações. Enquanto
isso, o carro não é licenciado.
A estimativa é que sejam instalados 32 centros de inspeção pela
cidade, totalizando 219 baias, segundo o secretário do Verde e do
Meio Ambiente, Adriano Diogo.
Ele quer, ainda em 2004, iniciar
também uma inspeção móvel,
que não é reconhecida pelo Conama, mas pode identificar emissões acima dos níveis permitidos
em veículos em movimento.
Dessa forma, a fiscalização não
se restringiria aos veículos com
placa de São Paulo (muitos carros
de outras cidades e Estados circulam na capital) e se evitaria também que os paulistanos comprassem carros em outros lugares para escapar à verificação.
De acordo com duas resoluções
do Conama -uma de 95 e outra
de 99-, o Programa Estadual de
Inspeção Veicular Ambiental deveria ter sido implantado até 31 de
junho de 2002 por todos os Estados brasileiros. Pelo tamanho da
frota, a cidade de São Paulo será a
única a fazê-la isoladamente.
Até agora, porém, à exceção do
Rio, os Estados esperam que o governo federal diga como será a
inspeção veicular de segurança,
para que a ambiental possa ser feita em conjunto. As regras estão
em fase final de elaboração no Denatran (Departamento Nacional
de Trânsito), que também promete a inspeção para 2005.
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