Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada - em cima da hora

Projeto que muda direitos autorais volta para o Senado

Deputados aprovaram o texto com emenda

DE BRASÍLIA

Uma mudança feita ontem pela Câmara dos Deputados devolveu para o Senado o projeto que muda a maneira de gerir os direitos autorais no país.

A versão aprovada pelos Deputados incluiu no texto a isenção da cobrança de direito autoral para o evento que "tiver finalidade filantrópica de utilidade pública com objetivo beneficente".

Segundo técnicos da Casa, no entanto, a medida abre brecha para beneficiar empresas privadas que realizam eventos de caráter beneficente. O autor da alteração, deputado Nilton Leitão (PSDB-MT) negou o efeito. "Só vale para entidade beneficente. A intenção é fazer justiça", disse.

A relatora do texto na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), insistiu, sem sucesso, para não fizessem mudanças para partir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Entre as mudanças propostas pelo texto, há a ampliação da parcela destinada aos autores e demais titulares de direitos autorais dos atuais 75% para 85% dos valores arrecadados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página