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Outro lado

Prefeitura diz que obediência à lei cresceu

Segundo CET, maior respeito ao pedestre permitiu reorientar trabalho dos agentes para outras áreas

DE SÃO PAULO

A prefeitura diz que a queda nas multas por desrespeito ao pedestre ocorreu porque aumentou o respeito dos condutores e o foco dos agentes foi redirecionado.

"Com a assimilação do respeito ao pedestre, a companhia pôde reorientar os agentes de campo para outras áreas de atuação, como a intensificação de fiscalização das faixas exclusivas e a realização de atividades educativas nas escolas", afirma a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Apesar disso, a última pesquisa realizada pela companhia, entre fevereiro e março, apontou que o respeito do motorista se estabilizou, após ter crescido no período inicial da campanha.

Segundo o levantamento, realizado em quatro cruzamentos da área central, 29% dos condutores respeitam a preferência do pedestre e 60% deles usam a seta.

Um nova rodada da pesquisa está sendo realizada, mas as data de conclusão e divulgação são incertas.

"A pesquisa é qualitativa. Neste cenário de inverno rigoroso, o comportamento dos agentes envolvidos no trânsito muda muito. O número de pedestres diminui e eles também não se sentem motivados a parar para responder questionários", diz a CET.

AMPLIAÇÃO

Em maio, a prefeitura anunciou que a fiscalização seria redobrada e que os 1.854 marronzinhos da CET passariam por reciclagem e teriam um período do turno dedicado exclusivamente para observar se os motoristas estavam respeitando o direito dos pedestres.

Em fevereiro, a gestão disse ter ampliado o programa para a periferia. Os orientadores passaram de 800 para 1.000, em 22 locais, inclusive nos mais afastados do centro.

Na última sexta-feira foi anunciada a inclusão de uma nova ampliação do programa no plano de metas de Haddad.

O objetivo agora é levar a ação para "18 novas grandes avenidas e 14 locais de intensa circulação de pedestres".


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