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Após 5 anos, Microsoft lança hoje nova versão do Windows
No pacote mais completo, Vista custará quase R$ 1.000; Office 2007 ultrapassa R$ 1.500
Companhia de Bill Gates investiu cerca de US$ 6 bi para reformular programas; também haverá edição para projetos de inclusão digital
JAMES CIMINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Após cinco anos de desenvolvimento e bilhões investidos,
chega hoje ao mercado brasileiro o sucessor do Windows XP.
A Microsoft entrega o Windows Vista, a mais recente versão do sistema, que, segundo a
empresa, está presente em 94%
dos computadores do mundo.
Junto ao sistema operacional
vem o Office 2007, nova edição
do pacote de programas para a
produção de textos, planilhas
de custos, bancos de dados e
apresentações.
O visual, as novas ferramentas e o implemento em segurança são os principais atrativos dos novos softwares. Mas
beleza, novidade e segurança
têm preço: a atualização da edição Home Basic do Windows
Vista (para quem já tem o XP),
sai por R$ 299, enquanto a Ultimate Full (edição completa,
destinada ao uso doméstico e
empresarial) chega a R$ 989
(veja quadro ao lado).
O Office 2007, com sete programas (Word, Excel, Powerpoint, One Note, Outlook 2007,
Publisher e Access), custa a
partir de R$ 399, ultrapassando
a casa dos R$ 1.500 na sua edição Professional Full.
Apesar de a Microsoft garantir a atualização gratuita do
Windows Vista a quem tiver
adquirido a versão XP do software entre novembro de 2006
e fevereiro de 2007, não é qualquer computador que tem capacidade para suportar o novo
sistema operacional.
A não ser que o usuário tenha
comprado um computador moderno nos últimos meses, é
bem provável que a instalação
do Windows Vista exija mais
gastos em memória RAM, placa
de vídeo (caso queira o visual
Aero, grande atrativo das edições mais completas do Vista) e
até em um drive de DVD, pois o
disco de instalação exige esse
tipo de mídia.
Os executivos da Microsoft,
no entanto, procuraram destacar ontem, durante o lançamento dos produtos em São
Paulo, o caráter popular do novo programa (que terá a edição
Starter, destinada a usuários
iniciantes e a programas de inclusão digital). Steven Sinofsky,
vice-presidente sênior da Microsoft, diz que os novos recursos "fazem com que os avanços
possam ser levados para grande
parte da população".
Investimento
A empresa de Bill Gates investiu pesado na reformulação
dos novos softwares: cerca de
US$ 6 bilhões. Em escala nacional, contudo, a Microsoft não
divulga dados, tampouco expectativas de vendas, mas afirma esperar "uma curva ascendente" em número de consumidores assim que o produto
for lançado. Também afirma
que as versões Beta (experimentais) tanto do Windows
Vista quanto do Office 2007 foram testadas, respectivamente,
por cerca de 2,5 milhões e 3,5
milhões de pessoas no mundo.
Apesar de não tê-la expressado em números, a expectativa
da Microsoft no país é otimista.
O presidente da subsidiária nacional, Michel Levy, destacou
que o fato de ambos os produtos serem lançados já em português é sinal de "respeito ao consumidor e o compromisso
da Microsoft com o crescimento do pais".
A empresa também investiu
pesado em campanhas comerciais. O novo sistema já está à
venda -instalado em máquinas ou em caixinhas para instalação nos computadores dos consumidores- em grandes
redes de supermercados.
AMANHÃ CADERNO INFORMÁTICA COM MAIS DETALHES SOBRE O WINDOWS VISTA
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