Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasileiro bate recorde juvenil dos 100 m

NATAÇÃO Com o tempo de 48s25, Matheus Santana conquista seu 1º ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude

DE SÃO PAULO

O brasileiro Matheus Santana, 18, conquistou a medalha de ouro na disputa dos 100 m livre nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China.

Ele subiu ao topo do pódio após quebrar o recorde da prova na categoria juvenil com o tempo de 48s25. O recorde anterior era do próprio brasileiro, que havia feito a prova em 48s35 no Campeonato Brasileiro Júnior, em maio deste ano.

"Hoje foi um dia incrível, que vou lembrar para o resto da minha vida. Foi o meu primeiro ouro olímpico e isso é uma coisa que emociona", disse o nadador, que chorou na cerimônia de premiação quando ouviu o hino brasileiro do alto do pódio.

O tempo de Matheus é o quinto melhor do ano. O brasileiro foi mais rápido, inclusive, que Michael Phelps, Nathan Adrian (campeão olímpico) e James Magnussen (campeão mundial) na final do Pampacífico de natação, que está sendo disputado paralelamente os Jogos Olímpicos da Juventude, na Austrália. O recorde mundial adulto é do brasileiro Cesar Cielo, com 46s91, feito em 2009.

Apesar de não ter alcançado seu objetivo de anotar um tempo na casa dos 47 segundos, Matheus disse ter ficado satisfeito com o resultado.

"Neste ano, só dois nadadores do mundo nadaram para 47 [segundos]. É uma coisa que não é fácil de conseguir. Eu ainda tenho muito treino pela frente e vou me dedicar muito para conseguir esta marca", afirmou o nadador ao site do COB.

A medalha de prata ficou com o chinês Hexin Yu, que cravou 49s06. O bronze foi conquistado pelo alemão Damian Wierling, com 49s07.

Foi a terceira medalha conquistada pelo velocista na competição, o primeiro ouro. Na quinta-feira (21), ele ganhou a prata nos 50 m livre e, no domingo (17), fez parte do revezamento 4x100 m livre em equipes mistas (quartetos formados por dois homens e duas mulheres), que também ficou com a prata.

SUPERAÇÃO

O bom desempenho nos Jogos Olímpicos da Juventude é mais uma mostra da capacidade de superação de Matheus Santana.

No ano passado, o atleta foi cortado do Campeonato Mundial Júnior, em Dubai, após se descuidar no seu tratamento contra a diabetes, doença que ele combate desde a infância.

"Quando eu estava no pódio, passou um filme na minha cabeça. É incrível olhar para traz e ver o caminho que foi trilhado e o que vai ser ainda. É fantástico", afirmou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página