São Paulo, domingo, 05 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartão é critério de desempate na primeira fase

DA REPORTAGEM LOCAL

A Copa São Paulo traz de volta em seu regulamento o esdrúxulo critério de desempate pelo número de cartões vermelhos e amarelos.
O sistema foi usado entre os profissionais no Rio-São Paulo do ano passado e transformou o Palmeiras em sua principal vítima.
Os palmeirenses foram eliminados nas semifinais por receberem mais amarelos que o São Paulo, apesar de terem campanha melhor.
No torneio de juniores, porém, os cartões não poderão decidir os mata-matas.
Eles só podem entrar em ação no caso de duas ou mais equipes terminarem a primeira fase empatadas na liderança. Se isso acontecer, os critérios de desempate, pela ordem, serão número de vitórias, saldo de gols, gols sofridos, menor número de vermelhos recebidos, menor número de amarelos recebidos, confronto direto (só se houver empate entre dois times) e sorteio.
A partir das oitavas-de-final, se houver empate, haverá prorrogação e, se for preciso, disputa de pênaltis.
O regulamento também traz as paradas técnicas, que já foram usadas no Paulista profissional e abandonadas. Os técnicos terão dois minutos para orientar os atletas.
A preocupação demonstrada em edições anteriores em evitar "gatos" continua. O regulamento prevê que, se uma equipe tiver algum caso comprovado de jogador que alterou a idade, não poderá disputar a competição por cinco anos. (LR E RP)


Texto Anterior: Para ex-astro, empresário vale mais que garotos
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Real Madrid busca sua 5ª vitória seguida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.