São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Festejos terão lançamentos e reinauguração

DA REPORTAGEM LOCAL

Boa parte dos detalhes conhecidos da viagem da família real vieram de pesquisas realizadas nos anos 90 por Kenneth Light, diretor da Sociedade de Amigos do Museu Imperial de Petrópolis, que analisou os livros de quarto ("logbooks") dos navios britânicos e deve lançar uma versão ampliada e revisada desse estudo no início do próximo ano.
O trabalho de Light é mais um livro da coleção que integra as comemorações aos 200 anos da chegada da família real, organizada por comissão dirigida pelo embaixador Alberto da Costa e Silva. Uma das principais obras da série é um dicionário do período joanino, a cargo do historiador Ronaldo Vainfas, que deve ser lançado em 2008.
O período inaugurado com a vinda de d. João 6º registra o fim da história colonial brasileira. Marca o lançamento das bases da futura independência, a matriz para o estabelecimento do império e para a não-desintegração territorial, a criação de instituições fundadoras do Estado, como Justiça e Exército, e de matrizes culturais como a Imprensa Régia, a Biblioteca Nacional etc.
Segundo o o secretário municipal das Culturas do Rio, Ricardo Macieira, a reinauguração da antiga Sé, que foi freqüentada por d. João 6º, d. Pedro 1º e d. Pedro 2º, será em 8 de março de 2008. (MS)


Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: Livros
Crítica/história: "1808" reconta era joanina com leveza

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.