São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SILVA

A Vingança de um Kickboxer
Bandeirantes, 13h30.
(Bloodfist 2). EUA, 1990, 84 min. Direção: Andy Blumenthal. Com Don Wilson, Maurice Smith, Richard Hill. Sequência de "Punhos Sangrentos" (1989), com o mesmo Don Wilson no papel central. Aqui, ele recebe chamado de um amigo que pede sua ajuda, nas Filipinas. Que tal se vingar da emissora e mudar o canal?

Greystoke: A Lenda de Tarzã
SBT, 14h15.
(Greystoke). EUA, 1984, 132 min. Direção: Hugh Hudson. Com Christopher Lambert, Ralph Richardson, Ian Holm. Apesar de o grande Tarzã ser o clássico com Johnny Weissmuller, o diretor Hudson quis mostrar um Tarzã, digamos, "mais realista". O resultado não é dos piores e talvez esse seja o único papel em que Lambert esteja convincente: o de um homem primata. Reconstituição que merece atenção.

Voando para Casa
Globo, 15h25.
(Fly Away Home). EUA, 1996, 106 min. Direção: Carroll Ballard. Com Jeff Daniels, Anna Paquin, Dana Delany. Garota traumatizada com a morte da mãe empenha-se em ajudar seus gansos a voltar para o grupo a que pertencem. Nem que o faça de ultraleve. O grande destaque, aqui, é a menina Anna Paquin (que está nos cinemas brasileiros com "X-Men").

No Amor e na Guerra
SBT, 22h.
(In Love and War). EUA, 1996, 115 min. Direção: Richard Attenborough. Com Sandra Bullock, Chris O'Donnel, Mackenzie Astin, Emilio Bonucci. Bullock é Agnes von Kurowsky, uma jovem enfermeira austríaca que, no último ano da Primeira Grande Guerra, presta atendimento a um jornalista americano de 18 anos que, ferido em batalha, sofre ameaça de ter uma perna amputada. Como o rapaz em questão é ninguém menos que Ernest Hemingway, sedutor mesmo que ainda engatinhando em sua carreira literária, os dois viverão um tórrido caso de amor. Hemingway criou belos romances, mas filmes baseados em sua obra ou sua vida, caso desse aqui, não costumam funcionar.

Intercine
Globo, 1h59.
Os filmes à mercê do público são "Conectado com a Morte" (1996, de Craig R. Baxley, com Tim Matheson, Dean Stockwell) e "Busca Frenética" (1987, de Roman Polanski, com Harrison Ford, Emanuelle Seigner).

Retrato Falado
Bandeirantes, 3h30.
(Shades of Gray). EUA, 1996, 106 min. Kelly Burns, Kathy Shower. Ex-desenhista da polícia de Los Angeles casa e vai morar em cidade próxima. Um dia, ocorre um assassinato no local. Seu marido torna-se suspeito do crime. Quem investiga é um antigo namorado. A trama segue por esse trilho, ou seja, para lugar nenhum, para infortúnio dos insones.

Leis da Corrupção
Globo, 4h.
(Broken Trust). EUA, 1995, 93 min. Direção: Geoffrey Haid. Com Tom Selleck, Marsha Mason, Elizabeth Montgomery. Juiz (Selleck) investiga caso de colega acusado de corrupção. Ao longo do processo, descobre que a magistratura tem um número de integrantes honestos bem menor do que poderia imaginar. Selleck é o eterno Magnum, o que compromete um pouco o papel.

TV PAGA

Quando a nostalgia vira fenômeno

DA REDAÇÃO

No início dos anos 70, a nostalgia foi um fenômeno coletivo nos EUA, por conta da Guerra no Vietnã. No Brasil, por conta da aridez do regime militar etc.
Hollywood captou bem esse sentimento com uma série de filmes, da qual "Era uma Vez um Verão" (Cinemax, 16h45) está longe de ser o menos significativo, graças à sensibilidade e firmeza do diretor Robert Mulligan ao contar a história de um amor adolescente.
Pode-se indagar também o sentido do "revival" presente nos filmes de cineastas como Truffaut e Louis Malle (deste último, o Eurochannel exibe "Trinta Anos Esta Noite", às 5h). Nele, o sentido pode não estar claro, mas é muito evidente para passar em brancas nuvens. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Lua cheia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O filho da Madonna já nasceu Rocco!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.