Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

"Some Girls", de 1978, foi o último grande álbum do grupo

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

É compreensível que "Some Girls" seja relançado com toda a pompa, incluindo faixas extras no CD remixado e um documentário de sua turnê saindo em DVD.

Trata-se do último disco importante dos Rolling Stones. "Tattoo You", de 1981, também é bom, mas "Some Girls" é o último dos grandes.

Por "grande" entenda-se um álbum capaz de rivalizar com os clássicos da banda em qualidade e fúria, coisas que, no caso deles, se confundem.

Jagger e Richards funcionam melhor sob pressão. Os trabalhos mais destacados surgiram nos piores momentos de seu relacionamento com a crítica e a sociedade.

Quando estavam ameaçados com o carimbo de "sub-Beatles", em 1965, soltaram "Satisfaction". Depois de uns dias na prisão, por drogas, gravaram o incomparável "Beggars Banquet".

No ano seguinte, após a morte de Brian Jones, genial guitarrista substituído pelo moleque desconhecido Mick Taylor, começaram uma sequência de álbuns que se tornaria a fase áurea da banda.

No caso de "Some Girls", os Stones vinham de discos fracos e a entrada do farrista Ronnie Wood reforçava a impressão de que estavam acomodados e decadentes.

O quinteto tinha virado o saco de pancadas dos punks. Johnny Rotten, cantor dos Sex Pistols, dizia a toda hora que os Stones deveriam ter se separado em 1966.

"Some Girls" veio como uma resposta. Desde "Sticky Fingers", de 1971, a banda não tinha um trabalho com tantas canções virando hits.

Rocks urgentes como "Shattered", "When the Whip Comes Down", "Respectable" e "Lies" pareciam gritar que eles eram capazes de criar porradas sonoras.

Mesmo momentos mais lentos, como "Beast of Burden", têm carimbo de sucesso. Para completar, a música cantada por Keith Richards, "Before They Make Me Run", traz no refrão uma frase que o guitarrista tomava como mantra na época: "Vou sair andando antes que eles me façam correr"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.