Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Televisão - Outro canal

Cultura passa TV Brasil em número de longas nacionais

A Cultura destronou a TV Brasil do posto de rede aberta que mais veicula filmes nacionais na televisão nos últimos cinco anos.

Segundo levantamento da Ancine (Agência Nacional do Cinema), em 2012, a rede estatal paulista programou 84 longas brasileiros, contra 79 do canal do governo federal.

A Globo está em terceiro lugar na lista, sendo responsável pela programação de 65 filmes produzidos no país.

Em 2011, a TV Brasil liderava o ranking com a transmissão de 80 títulos nacionais, seguida pela Globo, com 74, e pela Cultura, com 54.

No ano passado, as emissoras abertas transmitiram 225 filmes brasileiros, que foram levados ao ar por 291 vezes. O número representa 13,79% do tempo dedicado ao cinema nas TVs.

Os longas estrangeiros seguem mais presentes, com 1.819 exibições ou 86,21% do espaço destinado a esse tipo de produção nas emissoras.

Mesmo com menos títulos, a TV Brasil continua na liderança quanto ao número de horas de transmissão e de reprise de filmes do país, pelo quarto ano consecutivo.

Em 2012, dedicou 180 horas a essas produções, contra 160 horas da TV Cultura, 140 horas da Globo, 4 h e 45 m da Record e 3 h e 45 m da Band.

SBT, RedeTV!, CNT e MTV não exibiram filmes nacionais no ano passado.

Mexe, mexe Desde 2008, quando o "Domingo Legal" marcou 13,8 pontos no ano, uma atração original do SBT não tem audiência tão alta como a de "Carrossel". A novela tem média de 13 pontos no Ibope desde a estreia. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

Mexe, mexe 2 Para fazer frente à estreia de "Chiquititas" (SBT) e ao desfecho de "Carrossel", a Record vai mexer em sua programação. O canal do bispo Edir Macedo esticará, a partir de hoje, a exibição do "Cidade Alerta".

Paixão nacional A organização do Miss Bumbum Brasil negocia com a RedeTV!, para setembro, a exibição de um programa semanal dedicado ao concurso. No ano passado, o canal pago Multishow transmitiu a atração.

Culpa paterna Aos poucos, "Amor à Vida" (Globo) tem mostrado o lado criminoso e autoritário de César (Antonio Fagundes), pai do vilão da trama, Félix (Mateus Solano).

Culpa paterna 2 No folhetim "Avenida Brasil", da mesma emissora, os crimes da malvada Carminha (Adriana Esteves) foram atenuados após a revelação de que seu pai, Santiago (Juca de Oliveira), era mais perigoso.

Saúde A série "Atualidades", do Discovery Channel, terá um episódio dedicado à epidemia do crack no Brasil. Vai ao ar no dia 20, às 21h40.

Especial Em agosto, o "Arquivo N" (GloboNews) estreia temporada a série "Reis do Pop", com episódios dedicados a Madonna, Tina Turner e Stevie Wonder.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página