Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova coleção 'casa' cinema e literatura

A Coleção Folha Grandes Livros no Cinema chega às bancas neste domingo, com 'Crime e Castigo' e 'Ricardo III'

A morte é propulsora dos dois primeiros longas da série, que lançará 25 volumes, um a cada domingo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A morte é propulsora da trama nos filmes que abrem, neste domingo, a Coleção Folha Grandes Livros no Cinema. A cada domingo, a coleção, que terá 25 títulos, trará um filme inspirado em obra literária.

Lançado em 1970, o soviético "Crime e Castigo" baseia-se no romance homônimo de Dostoiévski, obra tão célebre que seu título se tornou expressão popular. O enredo é conhecido: Raskólnikov mata uma agiota, movido por comprovar sua tese de que a humanidade se divide entre superiores e inferiores.

Mas não há crença que resista à culpa e aos dilemas que ela faz surgir. Esse painel cruel e pessimista da alma, tão bem pintado no romance de 1866, acha transposição fiel no filme de Lev Kulidzhanov.

Outra morte, a de Eduardo 4º, em 1483, ajuda a revelar o pior de um homem. Rei morto, seu irmão Ricardo faz de tudo para ocupar o trono, inclusive eliminar os oponentes.

A busca pelo poder, que se converte em armadilha, é o mote de "Ricardo 3º", peça de Shakespeare levada às telas por Laurence Olivier em 1955. A versão teve enorme acolhida. Olivier foi indicado ao Oscar de melhor ator pelo papel-título, e o filme recebeu prêmios no britânico Bafta, em Berlim e no Globo de Ouro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página