Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Wanda Rouzan mostra hoje em SP mistura de jazz, blues e soul

Embaixadora cultural de Nova Orleans, cantora se apresenta hoje no Bourbon Street Fest

Festival de jazz e outras vertentes vai até dia 25 com abertura e encerramento no parque Ibirapuera

CARLOS CALADO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Poucos músicos de hoje podem desempenhar com tamanha autoridade e simpatia, como ela, o título de embaixadora cultural de Nova Orleans (EUA). Em seus shows e discos, a cantora e atriz Wanda Rouzan faz questão de incluir jazz, rhythm & blues, soul e spirituals, gêneros típicos da cidade.

"Em Nova Orleans, podemos cantar e tocar todos tipos de música. Não ficamos confinados a um único gênero ou estilo. Isso explica porque a cidade e seus músicos são especiais", diz a cantora, uma das atrações da abertura do 11º Bourbon Street Fest, hoje, às 16h, no parque Ibirapuera, com entrada franca.

Influenciada por grandes cantoras do jazz, como Ella Fitzgerald, Billie Holiday e Dinah Washington, Wanda teve uma formação diferente da maioria de suas conterrâneas. Em vez de aprender a cantar nas igrejas, se apresentava em festas e concursos de calouros aos 5 anos, com duas irmãs mais velhas. Aos 13, gravou o primeiro disco.

Sua formação em arte dramática a levou a participar de diversos musicais. Na década de 1990, foi premiada ao interpretar o papel de Billie Holiday, cuja vida trágica a lembra de episódios tristes.

"Hoje essas coisas são diferentes, mas não posso esquecer de que, como Billie, também senti a dor da discriminação racial. Em alguns lugares em que cantávamos, éramos obrigadas a entrar pela porta dos fundos", lembra Wanda, que também participou da última temporada da série de TV "Tremé" (exibida aqui pelo canal pago HBO).

Já conhecida pelos frequentadores do Bourbon Street Music Club, onde se apresentou em 1999 e em 2006, Wanda diz que tem ótimas lembranças de sua última temporada em São Paulo.

"Quando me apresentei nesse mesmo parque, nem conseguia ver onde acabava a multidão. Quando cantei Proud Mary', de Tina Turner, vi pessoas chorando."

Também se apresentam hoje o trompetista Leroy Jones, a cantora Topsy Chapman e a banda do instrumentista e cantor Trombone Shorty.

Calcado na música de Nova Orleans, o Bourbon Street Fest prossegue com shows no clube homônimo, de terça a sábado. O encerramento também será no Ibirapuera, dia 25, com entrada franca.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página