Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Morre o músico e ator Nico Nicolaiewsky, aos 56

Gaúcho, que tinha leucemia, se destacou pelo musical cômico 'Tangos & Tragédias'

DE SÃO PAULO

Morreu ontem, em Porto Alegre, o músico, compositor e ator Nico Nicolaiewsky, que tinha 56 anos.

Segundo boletim divulgado pelo hospital Moinhos de Vento, onde estava internado desde 23 de janeiro, Nicolaiewsky morreu às 5h30 em decorrência de complicações relacionadas a leucemia.

O artista ficou conhecido especialmente pelo musical "Tangos & Tragédias", peça cômica criada em 1984 e encenada anualmente desde 1987 na capital gaúcha, ao lado do também músico e ator Hique Gomez. No espetáculo, Nicolaiewsky interpretava o maestro Pletskaya.

O velório, aberto ao público, ocorre no palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, local que recebia a peça há mais de duas décadas. O corpo será sepultado hoje no cemitério do Centro Israelita Porto Alegrense.

A peça recebeu, em 2011, o prêmio de melhor show de música popular da Associação Paulista de Críticos de Arte. "Tangos & Tragédias" fazia, desde 1987, ininterruptamente, temporadas no verão em Porto Alegre. A última temporada havia sido cancelada em função da doença.

Em 2007, em comemoração aos 20 anos em cartaz, a peça ganhou registro em DVD. A gravação, ao ar livre, reuniu mais de 20 mil pessoas, segundo a produção.

Mesclando música e teatro, o espetáculo conta a história de dois músicos vindos do país fictício da Sbórnia. No repertório, além de composições próprias, estão canções populares atuais e antigas, de "O Ébrio" (Vicente Celestino) e "Trem das Onze" (Adoniran Barbosa) a "Ai Se Eu te Pego", hit de Michel Teló.

Nicolaiewsky deixa mulher e uma filha, Nina.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página