Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

No 'dia B', os Beatles conquistam os EUA

Em sua primeira vez na TV americana, em 9 de fevereiro de 1964, o quarteto foi visto por 73 milhões de pessoas

Apresentação no show de Ed Sullivan, dois dias antes de turnê, disparou beatlemania do outro lado do Atlântico

THALES DE MENEZES EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Amanhã, 9 de fevereiro, é a marca de 50 anos exatos da primeira aparição dos Beatles na TV americana. Naquele fim de tarde de domingo, a televisão batia um recorde e a cultura pop via a largada da chamada Invasão Britânica.

Na época, na Inglaterra, com dois álbum lançados no ano anterior, o quarteto já era perseguido pelas ruas por fãs enlouquecidas.

As rádios americanas rebatiam o sucesso da banda, mas por lá os Beatles eram apenas fotos em preto e branco na capa dos disquinhos.

Fazendo escala em Heathrow, o apresentador de TV Ed Sullivan (1901-1974) testemunhou no aeroporto inglês o pandemônio que era uma passagem dos Beatles pelo local, no final de 1963.

Sullivan comandava desde a década anterior o programa dominical mais popular nos EUA e sentiu nas fãs dos Beatles a mesma febre das loucas por Elvis --e a passagem de Elvis Presley por seu programa tinha feito história em 1956.

Ali mesmo Sullivan começou a discutir um convite ao grupo com Brian Epstein, empresário dos Beatles. Essas conversas determinaram três participações seguidas no "The Ed Sullivan Show", a primeira em 9 de fevereiro, dois dias antes do primeiro show dos Beatles em solo americano, em Washington.

Nas semanas que antecederam a chegada a Nova York, "I Wanna Hold Your Hand", single lançado no país no dia 26 de dezembro, teimava em não sair do topo das paradas.

Já no aeroporto, no dia 7 de fevereiro, a histeria tomou conta. Enquanto fãs se empurravam para ver os quatro de perto, muitas outras os aguardavam na porta do hotel, enquanto outro grupo já marcava posição na frente do estúdio usado por Ed Sullivan.

No domingo, o programa se tornou o mais visto da TV americana até então, com 73 milhões de telespectadores.

Os Beatles apresentaram cinco músicas, em dois blocos separados, abrindo e fechando o programa. Enquanto eram exibidas matérias pré-gravadas, as fãs no estúdio não paravam de gritar.

Nos dois domingos seguintes, enquanto excursionavam pelo país, os Beatles apareceram no programa. No dia 16 foi ao vivo, direto de Miami; a banda tocou seis músicas.

No dia 23, Sullivan exibiu mais três números com os Beatles, gravados no dia 9.

INVASÃO BRITÂNICA

Se as gravadoras americanas já estavam interessadas em novos artistas ingleses com o sucesso dos Beatles nas rádios, depois da TV foi aberta caça a esses talentos.

Nos meses seguintes, saíram nos Estados Unidos LPs de Rolling Stones, The Who, The Kinks, The Hollies e Tom Jones, entre muitos, na chamada Invasão Britânica.

O "The Ed Sullivan Show" exibiu de novo os Beatles em 12 de setembro de 1965. com "I Feel Fine", "I'm Down", "Act Naturally", "Ticket to Ride", "Yesterday" e "Help!".

Mesmo sem voltar a Nova York, eles gravaram em 1966 e 1967 clipes exclusivos para o programa: "Paperback Writer", "Rain", "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever".

TRIBUTO AMANHÃ

A rede de TV CBS, que exibiu "The Ed Sullivan Show" até 1971, transmite amanhã à noite nos Estados Unidos o tributo "The Night That Changed America: A Grammy Salute to The Beatles", gravado em janeiro, em Los Angeles.

Hits dos Beatles serão cantados por artistas como Dave Grohl, Farrell, Katy Perry e Paul McCartney & Ringo Starr. Os ex-Beatles também se apresentaram juntos no Grammy, antes dessa gravação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página