Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obesidade é ruim para pessoas e para país, mostra nova série

"The Weight of the Nation" explora as várias causas de doença

DÉBORA MISMETTI
EDITORA-ASSISTENTE DE “CIÊNCIA+SAÚDE”

"Tudo está doendo agora." A frase de uma mulher obesa no documentário "The Weight of the Nation" expressa o sofrimento de quem precisa usar toda sua energia para carregar dezenas de quilos em excesso diariamente.

Mas a ideia do filme em quatro capítulos, produzido pela HBO em parceria com institutos de pesquisa dos EUA, é mostrar que a doença prejudica tanto indivíduos quanto o país como um todo.

As causas da obesidade são exploradas à exaustão. Além das escolhas de cada um e da tendência biológica ao acúmulo de energia, a culpa pelos quilos a mais é distribuída entre a indústria, produtora de comida barata e calórica e responsável por anúncios dirigidos a crianças, e o governo, que subsidia quem planta milho para adoçar refrigerantes e deixa as pequenas fazendas de frutas e legumes à própria sorte.

Ainda que se preocupe em mostrar a ação das forças de mercado, o documentário tem como ponto alto os depoimentos dos obesos, que falam sobre a relação tóxica com a comida, o inconformismo com a própria situação e as experiências com dietas, quase sempre em vão.

NA TV
The Weight of the Nation
Estreia de série
Quando hoje, às 22h, na HBO
Classificação 14 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.