Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciberarquiteto

Nova York delirante

Antiga linha de trem, o parque High Line é a experiência de design mais interessante de Nova York

O High Line é atualmente a experiência de design mais interessante de Nova York. Abandonada por mais de duas décadas, essa antiga linha de trem, elevada a nove metros da rua, foi convertida em parque linear em 2009.

Com vista para os arranha-céus e o rio Hudson, o parque é um convite à reflexão para turistas e moradores que aqui transitam.

Escadas e corrimãos de material industrial, paisagismo silvestre que brota entre o piso pré-moldado de concreto e iluminação indireta e aconchegante --todos os mínimos detalhes desse projeto exemplar fazem do passeio uma aula de design em suas diferentes escalas.

Mas o que mais me instiga em seu desenho é a maneira como ele formalmente se articula, direcionando intuitivamente nosso olhar para a própria cidade, por meio de mirantes, espreguiçadeiras e arquibancadas que estrategicamente se posicionam virados para o lado de fora, emoldurando as cenas cotidianas que fazem das grandes metrópoles justamente um lugar tão fascinante de se morar.

Nova York vive um momento pulsante muito especial em sua história. As bicicletas e calçadões tomam a cidade e os carros cada vez perdem mais espaço. Neste ano, importantes vias foram fechadas para automóveis, como parte da Broadway, e cerca de 450 km de ciclovias já costuram a ilha por todos os lados.

A expressão "farm to table" (da fazenda à mesa) migrou de bairros descolados, como a região de Williamsburg (reduto "hipster" de Nova York), para se tornar uma expressão popular presente no vocabulário de cidadãos comuns, ouvida em restaurantes e em praticamente todos os supermercados. A cidade segue o movimento "orgânico-bike" de capitais como Copenhagen, Berlim e a zona leste de Londres.

Escolher o estilo de vida que queremos viver em nossas cidades é uma decisão feita em comunidade.

Exemplo disso é o próprio High Line, que surgiu a partir da iniciativa de moradores da região. Em pouco menos de dez anos, eles conseguiram transformar completamente sua realidade urbana, impedindo a demolição da antiga linha ferroviária elevada e levantando fundos para viabilizar o seu sonho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página