São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Próximo Texto | Índice

Música para brincar

Microfones e guitarras se destacam entre as novidades mostradas na E3, principal feira de games do mundo

Kevork Djansezian/Getty Images/France Presse
O ex-beatle Paul McCartney brinca de tocar guitarra durante a apresentação do game The Beatles: Rock Band

THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

Paul McCartney e Ringo Starr sobem ao palco, e o público vai ao delírio.
Os Beatles estão de volta, mas, desta vez, os shows acontecem em uma edição especial do game Rock Band, que puxou a caravana de jogos musicais apresentados na E3, mais importante feira de entretenimento eletrônico do mundo.
Realizado na semana passada, em Los Angeles, o evento abriu espaço também para Guitar Hero 5 e DJ Hero, além de Lego Rock Band e do karaokê de Lips: The Greatest Hits.
Os dois remanescentes dos Beatles apareceram no lançamento feito pela Microsoft. O evento teve ainda a presença do cineasta Steven Spielberg para divulgar uma tecnologia que transforma o próprio jogador em controle remoto -basta ficar em frente aos sensores, que detectam gestos e voz.
A Sony também entrou no terreno da detecção de movimentos, em que o Wii reina. Mostrou um aparelho que interage com a PS Eye, câmera do PlayStation 3, e reconhece objetos específicos segurados pelo jogador, transformando-os, por exemplo, em espada ou taco de beisebol usados no jogo.
A Nintendo, por sua vez, lançou o MotionPlus, que torna a detecção de movimentos ainda melhor, capaz de reconhecer ângulos de inclinação e rotação do pulso. E mostrou rapidamente o Vitality Sensor, um apetrecho que, preso ao dedo do jogador, detecta seus batimentos cardíacos. Mas não adiantou como o dispositivo vai interagir com os jogos.

Brasil
Durante a E3 2009, a Sony finalmente confirmou para este ano o lançamento oficial, no Brasil, da linha PlayStation, que inclui PS2, PS3 e o portátil PSP. A empresa estuda a possibilidade de fabricar o PS2 em Manaus e, com isso, conseguir incentivos fiscais e diminuir o preço do console.
Os jogos para PS2, de qualquer forma, serão prensados no Brasil, o que significará preços entre 25% e 30% menores em relação aos valores atuais, disse Mark Stanley, gerente-geral da Sony Computer Entertainment of America para a América Latina.
Já a Microsoft continua sem data para lançar no país a Xbox Live, rede on-line de seu console, que já está à venda no Brasil desde 2006.


Próximo Texto: Conheça a E3
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.