São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Google mostra resultado em tabela

No novo sistema Squared, busca por cachorros pequenos retorna comparação organizada por raças

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Suponha que você queira comprar um cachorro pequeno. Basta fazer uma busca na internet para ver, instantaneamente, uma tabela com várias raças e informações sobre elas: tamanho, peso, país de origem, preço médio e fotos.
Esse é um exemplo de uso do Squared (www.google.com/squared), mecanismo de busca do Google que começou a funcionar na semana passada. Em fase experimental, ele fornece resultados bastante irregulares, mas é promissor.
O trabalho do Squared é ingrato -localizar informações que estão espalhadas pela rede e apresentá-las de maneira organizada. Dessa dificuldade nascem alguns dos resultados esdrúxulos que você provavelmente encontrará ao testá-lo.
Exemplo: uma busca por top models brasileiras (Brazilian top models) traz uma tabela que coloca beldades como Adriana Lima e Ana Beatriz Barros ao lado do banqueiro Walter Moreira Salles e do pintor Oscar Araripe.
Se você não ficar satisfeito, porém, pode acrescentar ou remover colunas e até itens inteiros -no caso das modelos, estão entre as possibilidades retirar o campo nome completo e adicionar a categoria agência (além, é claro, de cortar Salles e Araripe da lista).
Os itens e colunas acrescidos à tabela podem ser tanto sugeridos automaticamente pelo Google quanto digitados pelo usuário. Suas tabelas podem ser salvas para consulta e edição posteriores.

Ajuda
Quando o Squared não sabe o que fazer com os seus termos de pesquisa, é possível dar uma mãozinha a ele.
Uma busca por escritores brasileiros (em português), por exemplo, não retornou nada. Quando isso acontece, surgem cinco campos vazios, que podem ser completados com itens que o usuário deseja ver na tabela.
A reportagem preencheu-os com Machado de Assis, José de Alencar, Jorge Amado e Lima Barreto. Com a ajuda, o Squared foi capaz de criar uma tabela com esses quatro nomes e ainda acrescentou os de autores como Clarice Lispector e Monteiro Lobato.
Cada uma das informações sobre um item pode vir de um site diferente, mas há uma clara predileção pela Wikipédia em inglês -buscas nesse idioma também costumam ser mais eficientes.
Se um dado estiver errado, é possível clicar em Other values (outros valores) para tentar obter a informação correta em outras fontes.
Numa pesquisa por membros dos Beatles (Beatles members), o Squared aponta 1966 como o ano da morte de Paul McCartney, que está vivo. Apesar de alertar que se trata de um dado de "baixa confiança", o sistema não encontrou outros valores possíveis.
Explica-se: as nove fontes que levaram o Squared ao deslize são sites que mencionam a famosa lenda urbana de que Paul teria morrido e sido substituído por um sósia.

BING-BANG 1
Lançado na semana passada, o Bing, novo mecanismo de busca da Microsoft, já superou o Yahoo! em número de acessos, segundo pesquisa da StatCounter. Na quinta-feira, ele chegou a 5,6% de participação no mercado mundial, ante 5,1% do Yahoo!. O Google lidera o ranking com 87,7%.

BING-BANG 2
Os dados da StatCounter, porém, foram contestados. Tom Krazit, colunista da CNET, atribuiu o bom desempenho do Bing à "curiosidade natural" das pessoas ante o lançamento. Segundo ele, outros institutos de pesquisa apontam que o tráfego do Yahoo! ainda é cerca de três vezes maior que o do Bing.


Texto Anterior: Teste USP: TV de alta definição oferece bom áudio
Próximo Texto: Às escuras: Faça teste cego para comparar mecanismos de busca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.