São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Vida longa

Blog incentiva consumidores a preservar seus produtos eletrônicos enquanto eles funcionarem perfeitamente, evitando a troca desenfreada

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Você acabou de comprar um novo produto eletrônico e, pouco tempo depois, se depara com uma versão atualizada dele, anunciada como melhor e com mais funções.
Em tempos de constante renovação no mercado de tecnologia, fica difícil não se render aos apelos da propaganda. Mesmo que sua câmera digital ou seu computador estejam funcionando perfeitamente, surge a vontade de substituí-los.
Mas vale a pena viver trocando de dispositivos? O blog Last Year's Model (www.lastyearsmodel.org) diz que não. Se você compra bons produtos eletrônicos, não terá necessidade de trocá-los quando surgirem outros.
A equipe afirma que é possível salvar o planeta baseando-se na "absoluta preguiça". Afinal, quem quer perder tempo aprendendo a configurar um novo telefone? Ou reinstalando os programas em um computador? Ou pesquisando prós e contras de um lançamento?
"Nós amamos gadgets legais, assim como qualquer pessoa. Nós só queremos levar em consideração as coisas que compramos", diz o blog, acrescentando que mesmo os mais fanáticos por produtos eletrônicos estão escolhendo ficar com seus aparelhos enquanto eles funcionam perfeitamente -no entanto, não há dados que comprovem isso.

Razões
O Last Year's Model enumera razões para que o usuário mantenha seus produtos. Para isso, convida quem quer fazer parte da iniciativa a manter os equipamentos que já têm.
Em seguida, a entrar no grupo do Facebook (migre.me/1SwS), que contava, até o fechamento desta edição, com cerca de 1.700 membros.
Por fim, o consumidor é convidado a colocar um banner em seu site ou falar da iniciativa usando #lastyears no Twitter.
O blog reúne pequenos depoimentos de quem já aderiu à causa, como Kevin Rose, fundador do Digg.com, e Gina Trapani, criadora do blog Lifehacker, que não trocam seu Xbox e sua Canon XTi, respectivamente, por novos modelos.
Em entrevista a uma rádio norte-americana, Anil Dash, criador do blog e vice-presidente da Six Apart (www.sixapart.com), empresa que trabalha com blogs e redes, citou alguns produtos que mantém, como um Nintendo DS.
Não se trata se virar um macaco e dizer que não vai usar tecnologia jamais, afirmou Dash, mas sim de consumir de forma consciente. "A percepção que eu tenho é que os geeks querem novos produtos o tempo todo. E eu quero socializar a ideia de que se, a gente comprar coisa boa, pode mantê-la por um tempo."

PRODUTOS DO PASSADO
O Flickr reúne diversos grupos dedicados a gadgets, como o Retro Gadgets (www.flickr.com/groups/retropc/pool), em que usuários do site de compartilhamento de fotos postam imagens de câmeras fotográficas, telefones, calculadoras e celulares antigos


Texto Anterior: Disco externo leva conteúdo em alta definição do micro à telinha da TV
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.