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Saiba como dribles são copiados para o game
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Já imaginou quanto trabalho é necessário para animar
personagens de jogos de
computador ou de videogame, principalmente em títulos que reproduzem os mais
diversos esportes?
Para que os programadores não percam seu tempo (e
o dinheiro das produtoras) e
consigam reproduzir movimentos reais sem erros, eles
utilizam uma técnica de animação, conhecida como Motion Capture, que consiste
em capturar os movimentos
digitalmente.
Com ela, marcadores, que
parecem bolas de golfe, são
colocados em diversos pontos no corpo dos atores ou
dos atletas que, por meio de
sensores espalhados por
uma determinada área dentro de um estúdio, capturam
com precisão o movimento
que o corpo realiza em chutes, dribles, embaixadas, passes e corridas. Esses dados
são encaminhados para um
computador que traduz a posição, a velocidade, o ângulo
e a aceleração precisos do
que foi gravado para cria um
personagem virtual que possua características semelhantes a de um ser humano.
Por isso, em games mais
recentes de futebol, basquete, golfe e futebol americano,
os jogadores possuem movimentos realistas. No caso de
jogo Fifa 06, da Electronic
Arts, Ronaldinho vai até a
produtora, veste uma roupa
especial com as tais bolinhas
e passa horas gravando os
movimentos que estarão no
jogo. O jogador de golfe Tiger
Woods é outro que empresta
seus movimentos para os jogos da empresa que levam o
seu nome na capa.
O uso do Motion Capture
não é exclusivo dos games. O
cinema utiliza a técnica em
filmes recheados de efeitos
especiais. Um deles é "King
Kong", de Peter Jackson, na
qual o gorila foi interpretado
pelo ator Andy Serkis. No filme em 3D "O Expresso Polar", o ator Tom Hanks emprestou seus movimentos e
teve suas expressões capturadas pela técnica.
Assim, os personagens interpretados por ele apresentam realismo.
(GP)
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