São Paulo, domingo, 06 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Contos de Lispector saem na Espanha
A escritora Clarice Lispector (1920-77) é a capa do suplemento cultural do "El País", o principal jornal espanhol. Com texto de abertura do romancista brasileiro Milton Hatoum, que destaca sua "paixão pela linguagem" e a "tendência incessante em dizer o inefável", o "Babelia" aproveita o gancho de lançamento, no país, de "Cuentos Reunidos" (ed. Alfaguara, org. Miguel Cossío Woodward, 529 págs., 18,95 euros), que colige boa parte das narrativas de Lispector, como "Amor".

Livros celebram centenário de Zola
Dois lançamentos se juntam, na França, à celebração do centenário de Émile Zola (1840-1902). Os anos finais do escritor -marcados pelo seu engajamento no caso Dreyfus, em 1898- são tema do terceiro volume de "Zola" (ed. Fayard), monumental biografia de Henri Miterrand. Já "Les Manuscrits et les Dessins de Zola" (ed. Textuel) traz os esboços e desenhos preliminares dos "Rougon-Macquart" -ciclo de romances sobre a história de uma família, que inclui "Germinal" (1885).

O franquista Pedro Almodóvar
Ao recusar, alegando problemas de agenda, o convite a ir ao 12º Festival Internacional do Filme em Marrakech, em setembro, o espanhol Pedro Almodóvar "trocou" a homenagem-que receberia com David Lynch e Martin Scorsese- pelo insulto. Ele foi acusado de endossar a posição da Espanha, em disputa com o Marrocos pela ilha Perejil. Em carta aberta, o escritor Tahar ben Jelloun ligou o cineasta ao "preconceito antiárabe" e ao "conformismo próprio a um herdeiro do franquismo".


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: As ligações concretas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.