Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Investidor estuda condições de instabilidade

Preocupação dos investidores americanos é decorrente das oscilações dos mercados

DO “NEW YORK TIMES”

Justo quando os investidores começavam a recuperar o fôlego depois da confusão nas Bolsas de Valores em 2008 e em 2009 está se tornando cada vez mais claro que a crise ainda não acabou.

E isso é especialmente preocupante para as pessoas que se aproximam da aposentadoria, bem como para aquelas que já deixaram a força de trabalho, muitas das quais provavelmente devem estar tentando determinar até que ponto os mercados mundiais se tornaram arriscados.

Quando uma pessoa começa a sacar o dinheiro que tem investido, as oscilações do mercado de ações podem parecer mais profundas e turbulentas do que as experimentadas em períodos anteriores, porque resta menos tempo em sua carreira para recuperar possíveis prejuízos.

A mais recente onda de instabilidade não representa exceção. Os últimos meses foram caracterizados por disfunções políticas e, em 5 de agosto, pelo inédito rebaixamento na classificação dos títulos do Tesouro americano. Persiste a preocupação quanto a uma possível recessão de duplo mergulho, e a crise da dívida na Europa representa ainda outra incógnita.

É inevitável que novas oscilações afetem o mercado. Por isso, para proteger uma carteira de investimento contra outro grande risco -os impulsos emocionais do investidor-, é preciso reconsiderar se o dinheiro do aplicador está investido de maneira que aceitável em longo prazo.

Em assessorias financeiras dos Estados Unidos os consultores vêm revendo a resistência de seus clientes a condições de instabilidade.

Ainda que os consultores afirmem que muitos questionários sobre tolerância a riscos disponíveis na internet são demasiadamente simplistas, diversos deles usam o FinaMetrica -gabarito de 25 questões que combinam psicologia e estatística para gerar um perfil de risco do investidor.

Embora o método se enquadre às necessidades específicas dos consultores (e custe US$ 45 para um investidor que deseje usá-lo de modo independente), pode servir como exercício educativo ou como ponto de partida para discussões entre um casal com opiniões divergentes.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.