Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Letônia recebe sinal verde para adotar o euro a partir de 2014

Ex-república soviética será o 18º membro da zona monetária

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A zona do euro, cuja crise até recentemente levantava dúvidas sobre a sua própria sobrevivência, ganhará seu 18º membro em 2014, com o ingresso da Letônia.

Ministros das Finanças da União Europeia deram ontem o sinal verde para a entrada do país báltico na zona monetária. Sua moeda, o lat, valerá € 0,702804 e deixará de circular em 1º de janeiro.

O país, cujo PIB (Produto Interno Bruto) caiu 17,7% em 2009, em razão da crise global, foi um dos primeiros a receber ajuda financeira da UE e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Na sequência, o governo letão adotou um dos mais duros programas de austeridade da Europa, com corte de salários e privatizações.

Diferentemente de outros países que receberam socorro, como a Grécia, praticamente não houve resistência da população às medidas.

A Letônia recuperou-se e ingressa na zona monetária com o status de país da União Europeia que mais cresceu em 2012 (5,6%) e com uma relação dívida/PIB (40%) que equivale a menos da metade da média da região.

"Estamos completando nossa integração à Europa", disse Andris Vilks, ministro das Finanças da ex-república soviética.

O ingresso na zona do euro, no entanto, não tem o aval da população --menos de 40% apoiam a integração.

A Letônia se junta à Estônia entre os países bálticos que fazem parte da zona do euro. A Lituânia espera ingressar no bloco em 2015.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página