Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Economia japonesa tem avanço menor que o esperado no 2º tri

PIB cresce 0,6% de abril a junho ante os três primeiros meses do ano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A economia do Japão cresceu 0,6% no segundo trimestre na comparação com os primeiros três meses deste ano. O avanço foi mais fraco que o esperado por analistas e fez crescer as dúvidas sobre se o governo vai seguir adiante com seu plano de elevar o imposto sobre o consumo.

O gasto dos consumidores continuou forte (alta de 0,8%), porém os investimentos das empresas caíram.

Nos primeiros três meses do ano, a terceiro maior economia global cresceu 0,9%.

A desaceleração aumentou as preocupações de que a economia japonesa não está forte o suficiente para aguentar um aumento de três pontos percentuais no imposto sobre vendas do varejo. O plano é que ele entre em vigor em abril do ano que vem, mas mas o premiê Shinzo Abe deve decidir nos próximos meses se vai levá-lo adiante.

"Uma ideia é adiar tudo por um ano. Sinto que o aumento do imposto sobre as vendas, como previsto, pode prejudicar a economia", afirmou o professor da Universidade Yale (EUA) Koichi Hamada, conselheiro de Abe.

Abe foi eleito em dezembro passado prometendo realizar estímulo fiscal e monetário agressivo para reanimar a economia japonesa.

Outra parte do seu projeto é reduzir a dívida japonesa, que é cerca do dobro do tamanho do PIB local (US$ 10,4 trilhões). Para isso, o governo prevê aumentar o imposto de 5% sobre as vendas para 8% em abril de 2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página