UOL


São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

100 mil brasileiros emigram por ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Dados do Itamaraty revelam que, nos últimos cinco anos, aumentou em um terço o número de brasileiros que moram no exterior. Cerca de 100 mil pessoas por ano deixaram o país, em média.
Os dados oficiais mostram que 2 milhões de brasileiros moravam no exterior no ano passado. Cinco anos antes, em 1997, havia 1,5 milhão de pessoas fora do país. O Itamaraty estima que, dos que emigraram, cerca de um terço esteja em condições ilegais.
Os números não são precisos porque não há controle de saída de brasileiros do país e porque apenas uma pequena parte dos residentes no exterior inscreve-se nos consulados brasileiros. Mas são os únicos dados sobre imigração disponíveis no MRE (Ministério das Relações Exteriores).
As estimativas do MRE mostram que os EUA são o país preferido pelos brasileiros: cerca de 784 mil moram lá, a maioria (300 mil) na região de Nova York. Há outros 200 mil na região de Boston e mais 150 mil na Flórida.
A Califórnia também é bastante procurada, mas a comunidade de lá é bem menor. Há 25 mil pessoas registradas no Consulado do Brasil em São Francisco e outras 17 mil no de Los Angeles.
Segundo o advogado Josué Maranhão, que presta serviços voluntários para o Consulado do Brasil em Boston, a maioria dos brasileiros que residem naquela região está nos EUA ilegalmente. Ele afirma que a maioria dos imigrantes brasileiros é de Minas Gerais, especialmente da região de Governador Valadares.
De acordo com Maranhão, a imigração ilegal de brasileiros para os EUA continuou intensa após o 11 de Setembro, quando os norte-americanos intensificaram os controles de fronteira. "Hoje, é muito grande o número de brasileiros que vêm morar nos EUA entrando no país ilegalmente, sem visto, pela fronteira com o México", diz.
As informações do Itamaraty revelam que a segunda maior comunidade brasileira está no Paraguai. Dos 378 mil brasileiros que moram no país, segundo o MRE, 300 mil estão registrados no Consulado do Brasil em Ciudad del Este, o que demonstra serem pessoas que moram na região da fronteira.



Texto Anterior: Escritora vê racismo na "importação" de nikkeis
Próximo Texto: Clima: Calor global é bom, ao menos para o vinho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.