São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova-iorquinos gostam de forró e churrasco

CÍNTIA CARDOSO
DE NOVA YORK

Aos poucos, elementos da cultura brasileira começam a se infiltrar em Nova York. No cenário musical, ao lado da bossa nova, estão emergindo novidades como forró e chorinho.
No East Village, patricinhas, yuppies, pós-punks e brasileiros se espremem na pista da boate Nublu para dançar forró. O gerente Youssef Sayman conta que o projeto de apresentar música brasileira começou há um ano e meio. Desde então, todas as quartas-feiras, a capacidade máxima de 120 pessoas é atingida.
Com o rótulo de "Brazilian jazz", o grupo brasileiro Choro Ensemble há dois anos e meio se apresenta no restaurante francês Jule's Bistro, também no East Village. "O chorinho acaba chocando pela diferença com a bossa nova e o samba. Esse choque é o que atrai o público", diz Zé Maurício, pandeirista do grupo.
No restaurante Circus, uma clientela de americanos e turistas não se intimida diante de pratos como a feijoada ou a moqueca de camarão. Orlando Ronchaquira, gerente do estabelecimento, diz que frango à passarinho e casquinha de siri são os mais pedidos.
A churrascaria Plataforma acaba de abrir a sua segunda unidade em Nova York. "O conceito de churrascaria, de comida farta, deu muito certo nos EUA. A moda veio para ficar", diz o proprietário João de Mattos, que planeja expandir a rede para Las Vegas e para o Meio-Oeste.
A culinária brasileira também ganha espaço no Japão. Em Tóquio, o restaurante Favela funciona há dois anos no sofisticado bairro Aoyama. Seu proprietário, Hiro Araki, nunca morou no Brasil e diz que resolveu investir na gastronomia que chama de "nouvelle Brazilian" (uma fusão com elementos japoneses) porque já havia na cidade muitas opções italianas e francesas. "Os japoneses gostam bastante da comida brasileira. Só que não sabem que churrasco e pão de queijo vêm daí."


Com a Redação


Texto Anterior: Brasil cult
Próximo Texto: País do futebol exporta jiu-jitsu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.