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OUTROS RUMOS
Empresas obtêm bons resultados longe dos tradicionais "vôlei, basquete e futebol"
Novos esportes são opção "saudável"
DA REDAÇÃO
No país do futebol -e, no máximo, também do vôlei e do basquete, ainda que em segundo plano-, alguns esportes não tão
convencionais surpreendem ao
despontar como os favoritos, pelo
menos na preferência dos empreendedores: motociclismo,
trekking (caminhada em trilhas) e
surfe estão entre os exemplos.
Fugindo do conceito tradicional
de loja de esportes, esses negócios
vêm prosperando ao apostar em
modalidades que, por motivos
como o sucesso inesperado de
atletas, possuem demanda ainda
reprimida entre os consumidores.
É o caso da Oficina do Tenista,
loja especializada em equipamentos para tênis (raquetes, bolas e
vestuário). Aproveitando o chamado "fenômeno Guga", a empresa iniciou seu processo de expansão em todo o país, por meio
do sistema de franquias.
"Quando Gustavo Kuerten ganhou o primeiro torneio Roland
Garros, em 1997, muitos empresários abriram lojas na onda do
crescimento do esporte, mas fracassaram por não conhecer suas
peculiaridades ", explica o diretor
Paulo de Tarso Ribeiro, 42.
Com três candidatos já em fase
final de discussão, a empresa vai
dar prioridade a cidades com
mais de um milhão de habitantes,
sobretudo no Nordeste e no Centro-Oeste. O investimento fixo
-incluindo estoque inicial- varia de R$ 63 mil a R$ 139 mil. As
taxas de franquia ficam entre R$
15 mil e R$ 25 mil, e os royalties,
entre R$ 800 e R$ 2.500.
Duas rodas
O empresário José Roberto Boventi, 35, escolheu outro esporte
-o motociclismo- e investiu
R$ 6 milhões num shopping de
moto e aventura recém-inaugurado no centro de São Paulo. "A
idéia é atrair o público que gosta
de natureza, dos praticantes de
motocross e rali a estradeiros, e
que hoje não têm opções de lazer
e compra num só local", justifica.
Segundo Boventi, 80% dos espaços do shopping já estão locados, por preços que variam de
R$ 60 a R$ 70 o metro quadrado.
O retorno do investimento, diz,
acontece em dois ou três anos.
Outro segmento em expansão,
o de esportes de aventura, tem trilhado por novos caminhos: a imagem de esportes radicais, praticados por quase heróis no meio da
selva está dando lugar ao consumo para o estilo de vida urbano,
acessível a todas as pessoas.
"Queremos introduzir a um
simples mortal, aos que caminham esporadicamente no parque, um novo estilo de vida", avisa Paulo Calarge, 38, diretor da
Wöllner (mochilas e roupas).
Com a mudança, a Wöllner já
experimenta um crescimento de
35% em 2002, apesar das dificuldades enfrentadas no setor, como
a alta do dólar e o aumento da
concorrência. Ao todo, são dez
franquias, e há planos de expansão para as regiões Norte, Nordeste e Sul. O capital necessário é de
R$ 120 mil (incluindo R$ 25 mil de
taxa de franquia). O retorno, diz
Calarge, vem em dois anos.
Otimismo
De olho na procura crescente
pelo mercado de esportes outdoor, a Thule direcionou seus
produtos -bagageiros para automóveis- a praticantes de canoagem, surfe e trekking, entre
outros. "Esses esportes já representam grande fatia dos nossos
negócios, algo em torno de 45%",
calcula o gerente comercial Werner Wiedenbrug, 34. A empresa
está otimista em relação a 2003:
"Esperamos um crescimento estimado de 20% no ano", afirma.
Já a rede de lojas esportivas Bayard mudou seu mix de produtos
para atender o público que pratica modalidades outdoor. "É saudável investir nesse mercado", resume Gilson Anunciação, 28, da
área de marketing da Bayard.
Mas, quem pensa que para ter
sucesso no ramo basta investir, o
proprietário da Curtlo (mochilas
e acessórios esportivos), Fernando Oliveira, 39, avisa: ainda há
muita camisa para ser suada.
"Vejo que muitos entram no
segmento iludidos, sem saber que
há uma série de dificuldades, como a distribuição em cidades menores e pressão por alta de preços
do lado dos fornecedores." Ainda
assim, a Curtlo planeja começar a
exportar em 2003.
(CÁSSIO AOQUI)
Curtlo, 0/xx/11/6994-4478; Oficina do
Tenista, 0/xx/31/3374-7878; Shopping
Moto & Aventura, alameda Barão de Limeira, 71, centro, São Paulo; Wöllner,
0/xx/21/2535-4950.
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