Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cotidiano - em cima da hora

Ilhabela suspende plano para alterar ocupação de praias

Ambientalistas e moradores criticavam projeto, por temer que afetasse pescadores

RICARDO HIAR COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CARAGUATATUBA (SP)

A Prefeitura de Ilhabela, no litoral norte, suspendeu o projeto que propunha alterações nas regras de ocupação das praias Castelhanos, Bonete e Jabaquara, habitadas sobretudo por pescadores. A informação foi revelada ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Moradores, turistas e ambientalistas realizaram protestos desde o mês passado contra o plano, por temerem que prejudicasse as comunidades.

O prefeito Antonio Luiz Colucci (PPS) diz que só voltará a debater as alterações quando o Estado publicar os novos parâmetros de gerenciamento costeiro. O decreto atual vale até dezembro de 2014.

Em audiência pública no início da semana, participantes questionaram a iniciativa da prefeitura antes das novas definições. Colucci explicou que o objetivo era otimizar o potencial turístico de forma ordenada. Disse que as mudanças não seriam radicais e não abririam brechas para urbanização e ocupação invasiva.

"Já existem nessas comunidades hotéis, pousadas e restaurantes. Seria um meio de regularizar isso", afirmou.

O projeto também previa alterar a classificação da área em frente ao porto, o que poderia facilitar a instalação de indústrias. Segundo Collucci, a proposta visava pequenas indústrias, como sorveterias.

Para Edson Lobato, do Instituto Bonete para Sustentabilidade, um dos que se mobilizaram contra a proposta, a alteração permitiria a urbanização e a exploração desses locais, até então conservados.

"Mudar o tipo de ocupação de rural para urbano é escancarar a comunidade para uma minoria que quer ganhar vantagem com isso. Por isso fomos contra e mostramos ao Estado que vamos lutar para preservar essa região."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página