São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleitores mortos foram incluídos em lista de SC

DE SÃO PAULO

Em Santa Catarina, pelo menos cinco eleitores mortos "assinaram" as fichas de apoio à criação do PSD do prefeito Gilberto Kassab. O governador do Estado, Raimundo Colombo, é parceiro do paulistano na fundação do partido.
Eles foram identificados pelo cartório da 49ª Zona Eleitoral do Estado que, por determinação da Justiça, teve de verificar a autenticidade de 230 assinaturas, colhidas em três municípios do Estado, por representantes do PSD.
Desse total, apenas 90 foram consideradas verídicas. O restante foi questionado em relatório apresentado pelo cartório, ao qual a Folha teve acesso.
O maior número de falhas foi detectado nas assinaturas do município de São Lourenço do Oeste.
Nele, além de eleitores mortos, foram encontradas assinaturas falsas, inscrições duplicadas e eleitores suspensos.

CRIME
Ângelo Eidt Pasquali, chefe do cartório eleitoral, encaminhou os documentos para o Ministério Público, por encontrar indícios do "crime de falsidade ideológica eleitoral".
Nelson Serpa, procurador-geral de Santa Catarina e presidente da Comissão Provisória do PSD no Estado disse que a sigla irá apurar as irregularidades. "Isso pode ser fruto de sabotagem. A lista não fica só com uma pessoa. Muita gente pega", afirmou.
Segundo ele, as assinaturas não reconhecidas serão retiradas. "Nós só precisamos apresentar 4.000 assinaturas. Já temos mais de 40 mil", afirmou.


Texto Anterior: Outro lado: Prefeitura diz desconhecer coleta de assinaturas e exonera funcionário
Próximo Texto: Janio de Freitas: Sigilo sem segredo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.