São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alckmin diz que governos precisam aceitar crítica

Governador de São Paulo afirma que imprensa só é imprensa "se for livre"

"Nem sempre relações entre imprensa e poder, mesmo segundo as regras da democracia, são harmoniosas", disse


DE SÃO PAULO

Na celebração dos 90 anos da Folha, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ressaltou a importância de o país manter uma imprensa livre para que a democracia se aprofunde.
"A democracia nos ensina que as sociedades livres estão obrigadas a um único consenso: haver regras civilizadas para o exercício do dissenso", discursou Alckmin. "A expressão "imprensa livre" deveria ser um pleonasmo. A imprensa só é se for livre."
O governador sublinhou a necessidade de os governos serem abertos a críticas. Segundo Alckmin, "nem sempre as relações entre a imprensa e o poder, mesmo aquele exercido segundo as regras da democracia, são harmoniosas".
"Que seja esse o bom conflito, que seja essa a divergência, dentro da convergência maior: a imprensa tem que ser livre."
Geraldo Alckmin homenageou Octavio Frias de Oliveira, publisher da Folha, morto em 2007.
"Ele gostava mesmo era de trabalho. Se realizava no dia-a-dia da empresa, longe dos aplausos, construindo a Folha que hoje admiramos. E com a qual às vezes até nos irritamos, por que não?", questionou Alckmin.


Texto Anterior: Notáveis
Próximo Texto: Para Kassab, Folha contribuiu para "colocar o país nos trilhos"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.