Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Empresa é contratada para retirar ossadas em Bonfim

No total, devem ser retiradas do cemitério do distrito de Ribeirão Preto 200 ossadas

DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Ribeirão Preto contratou uma empresa para retirar 200 ossadas de valas comuns no cemitério de Bonfim Paulista.

O objetivo, segundo a administração, é abrir espaço para novos sepultamentos, já que o cemitério está com a capacidade esgotada.

Em 2012, moradores reclamaram que passaram a achar ossadas em áreas próximas ao cemitério. Segundo a denúncia, a própria prefeitura retirava as ossadas --com restos de madeira e roupas-- e as depositava nos terrenos. À época, a administração comprometeu-se a limpar o local.

Agora, segundo o edital da contratação, os ossos terão de ser colocados em sacos plásticos, lacrados, identificados e depositados em gavetas ossuárias.

Os restos de madeira de caixão e roupas enterrados com os corpos no local também deverão ser retirados, ensacados e destinados para o aterro municipal.

A empresa Carvalho & Nogueira Ribeirão Preto Ltda., contratada para o serviço, vai receber R$ 41,9 mil. O trabalho deverá ser executado apenas no período da manhã.

Ainda de acordo com a prefeitura, as ossadas foram enterradas há 30 anos no local e uma lei municipal prevê a autorização das famílias para que os restos mortais sejam colocados no ossuário.

Segundo a nova legislação sobre cemitérios, a fiscalização de exumações e sepultamentos deve ser feita pela Vigilância Sanitária local.

Gerente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Marco Artuzo disse que a companhia pode acompanhar a destinação dos resíduos, se solicitada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página