Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

STJ mantém condenação a antiga Febem de Ribeirão

Estado deve pagar R$ 399 mil por suposta tortura praticada pela tropa de choque

DE RIBEIRÃO PRETO

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou recurso da Fundação Casa (antiga Febem) e manteve condenação que obriga o governo estadual a pagar R$ 339 mil de indenização (paga ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) por suposta tortura de adolescentes na unidade de internação da antiga instituição em Ribeirão, em 2003.

A Fundação Casa informou que vai analisar se cabe recurso e que não iria se manifestar.

Segundo o Ministério Público, autor da ação, a tropa de choque da PM e funcionários da fundação de um grupo conhecido como "choquinho" praticaram tratamento desumano e vexatório aos infratores, após uma série de rebeliões.

Entre as acusações, está a de que os jovens tinham de passar por um corredor, no qual eram agredidos com socos, pontapés e golpes de cassetete. Também havia relatos de que menores eram agredidos nus.

Em 2010, o TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo condenou o Estado a pagar 500 salários mínimos. A Fundação Casa recorreu ao STJ, mas o órgão manteve o acórdão do TJ. Para o promotor Marcelo Goulart, a decisão é uma vitória "contra práticas típicas de regimes autoritários".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página