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Registro de 'iWatch' pode estar atrasando lançamento

Na China e nos EUA, marca do suposto relógio da Apple já foi registrada; empresa já fez 14 registros no mundo

DE SÃO PAULO

A Apple pode estar enfrentando problemas para registrar a marca "iWatch", do não anunciado (mas tido como praticamente certo) relógio inteligente da empresa. Em países como China, EUA e Reino Unido, o termo já tem dono, o que pode estar atrasando o lançamento do dispositivo, que se conectaria à internet e rodaria aplicativos.

No escritório de marcas americano, o USPTO, a OMG Electronics (omgelectronics.com) é proprietária da marca. A fabricante vende seu iWatch, que tem tela tátil, por US$ 250 (cerca de R$ 566).

Para o analista Glen Yeung, do Citi Group, conforme divulgado pela CNN e pelo site CNET, o projeto do relógio já está em um estado muito avançado de desenvolvimento --o que o leva a crer em um lançamento ainda neste ano.

BRASIL

No INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a marca "I WATCH" teve um pedido de registro, por uma empresa chamada Watch Co do Brasil, arquivado em 2000, o que significa que a companhia americana não deve enfrentar problemas por aqui.

Acredita-se que a Apple vá lançar seu dispositivo de computação vestível seguindo uma direção já tomada por empresas como a Foxconn --principal fornecedora da Apple, que anunciou que vai lançar seu próprio relógio esperto-- e a Sony, cujo SmartWatch terá a segunda geração lançada em setembro.

Tim Cook, presidente-executivo da Apple, disse em maio que considerava interessante a iniciativa do Google nesse sentido (os óculos inteligentes Glass), mas que considerava "mais natural" um dispositivo que fosse usado no pulso. (YG)


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