Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Internets

RONALDO LEMOS
@lemos_ronaldo

Novos gadgets apontam o futuro das 'mídias ninjas'

Na semana passada, a Mídia Ninja deu o que falar ao participar do "Roda Viva".

Para aqueles que já acompanham o trabalho dos seus integrantes, como Bruno Torturra e Pablo Capilé, o programa da TV Cultura não trouxe muitas novidades. Mas serviu para expor suas ideias e práticas para além da cobertura das manifestações.

Poucas perguntas foram voltadas para a linguagem que a Mídia Ninja domina: imagens em primeira pessoa geradas por celular.

Esse tipo de registro veio para ficar e vai evoluir junto com a tecnologia. Um exemplo é o jornalista Tim Pool, da revista "Vice", que está usando o Google Glass para a cobertura protestos. Já fez isso no Egito e Istambul.

A vantagem do Glass é que ele tem vários aplicativos úteis em momentos de tensão. Além de mapas, permite fazer tradução em tempo real (Tim usou o recurso para conseguir uma máscara de gás em momento de aperto).

Outro ponto positivo é que os óculos inteligentes do Google permitem transmitir os confrontos com a polícia deixando as mãos desocupadas, o que faz diferença.

Um fato curioso: o único lugar em que a cobertura com Glass não deu certo foi o Brasil. Ele tentou, mas a conexão por celular era tão ruim que não foi possível fazer a cobertura ao vivo por aqui.

Tim fez também experimentos com um drone-quadricóptero (que ele chamou de "Ocucóptero"), para cobrir os movimentos "Occupy".

O aparelho custa hoje cerca de US$ 600, preço que tende a cair. Esses "brinquedos" vão acabar gerando novas mídias, ninjas ou não. E tensionar as fronteiras do jornalismo e da privacidade.

READER

JÁ ERA Impressora só em 2D

JÁ É Promessa de que a impressora 3D vai revolucionar a indústria

JÁ VEM Impressora 3D usada na moda, como nas peças da designer Catherine Wales (bit.ly/cathwales)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página