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Vendido para o Google, 'Frommer's' deve cancelar a versão impressa
A também tradicional "Lonely Planet" acaba de ser vendida
O Google deve parar de comercializar as edições impressas do tradicional guia "Frommer's", segundo o site norte-americano "Skift", que cobre o setor de turismo. No ano passado, o Google comprou a marca por US$ 22 bilhões (R$ 44,15 bilhões).
De acordo com o site, alguns autores dos livros foram informados pelo Google de que seus títulos teriam atrasos ou seriam cancelados.
Na Amazon, é possível encontrar o "Guia Frommer's Nova York com Crianças" em status de pré-venda, embora a data estimada para a comercialização, de acordo com a própria loja virtual, estivesse prevista para o dia 13 de fevereiro deste ano.
A reportagem lista os últimos dois exemplares lançados, da série "Dia a Dia": Napa e Sonoma, na região vinícola da Califórnia, e Banff e as montanhas rochosas canadenses -ambos lançados em 11 de fevereiro.
Procurado pela Folha, o Google não respondeu até o fechamento desta edição.
'LONELY PLANET'
A "Lonely Planet", outra gigante no mercado de guias, foi vendida nesta semana pela BBC, que a adquiriu em 2007 por £ 130 milhões (quase R$ 397 milhões), à empresa americana de mídia NC2, do bilionário Brad Kelly.
O negócio foi fechado em £ 51,5 milhões (cerca de R$ 157 milhões), bem abaixo do valor de compra acertado seis anos antes.
Fundada em 1973 por Tony e Wheeler Mauree, os guias da "Lonely Planet", que já passam de 100 milhões de livros impressos, são publicados em nove línguas, inclusive em português.
A Globo Livros, que detém os direitos das publicações no Brasil, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a mudança não interferirá no plano de investimentos da empresa para os próximos anos. "A transferência de controle vai significar maior investimento e modernização da marca."