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Turismo

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'Breaking Bad' incentiva turismo em Albuquerque

Empresários organizam tours pelas locações da série no Novo México

Docinhos azuis usados como metanfetamina nas filmagens são vendidos a fãs do programa por US$ 1

STEPHEN KELLY DO "GUARDIAN"

A série "Breaking Bad", fenômeno do canal AMC (no Brasil, é transmitida pela AXN), está movimentando o turismo na cidade de Albuquerque, no Novo México (EUA).

A história é sobre um retraído professor de química que passa a dedicar seus conhecimentos à produção de cristais de metanfetamina depois de ter diagnosticado um câncer que o deixa apavorado quanto ao futuro financeiro de sua família.

Então, no início da série, Albuquerque não gostou de ser relacionada a um programa como esse. "Achávamos que a série mostrava uma imagem ameaçadora e que afastaria as pessoas", explica Natalie Kohl, representante do conselho local de turismo. "Afinal, estamos falando de uma série sobre drogas."

Mas com o avanço da audiência, a cidade começou a apreciar a ideia de estar associada não a uma "série sobre drogas", mas a uma obra de arte elogiada pela crítica. "Achamos que isso era algo que devíamos aceitar", diz Kohl.

Não só aceitaram como aproveitaram. Hoje, a BQ Trolley's BaD Tour (abqtrolley.com) é o carro-chefe da indústria do turismo de "Breaking Bad".

Com três horas de duração e abarcando 13 locações, o passeio foi criado em junho de 2012 por Mike e Jesse (coincidentemente os nomes de dois personagens da série). Custa US$ 65 (cerca de R$ 147).

Eles organizavam excursões em carros abertos pela cidade há quatro anos.

Com a aproximação da temporada final de "Breaking Bad", porém, os últimos meses vem propiciando o maior sucesso que eles já registraram. Os 34 lugares de cada excursão costumam ser vendidos em poucos minutos.

O carro parte da praça da Historic Old Town --um distrito rústico no qual se pode comprar suvenires, como os aventais "Breaking Bad".

A primeira parada é na casa pertencente a Jesse Pinkman, o carismático parceiro de Walt no crime. De lá, vamos a locações como o esconderijo de Tuco Salamanca na primeira temporada, os escritórios do advogado corrupto Saul Goodman (hoje um bar chamado Holligans); o lava-rápido no qual Walt está trabalhando para ganhar dinheiro extra no primeiro episódio; uma esquina que serviu de cenário a uma cena, uma unidade da rede Denny's de fast food que foi mostrada em um episódio...

Mas uma das duas principais atrações da excursão é o Los Polos Hermanos, a rede de restaurantes controlada pelo traficante Gus Fring na segunda temporada. Na verdade, trata-se de uma lanchonete chamada Twisters, onde vimos outro grupo chegar. Era o tour de Debbie Ball, ou Candy Lady (thecandylady.com).

Ela tem uma loja de doces em que vende seu produto mais famoso: a "metanfetamina" usada na filmagem das duas primeiras temporadas. Ela vende os doces a US$ 1, e já colocou mais de 25 mil unidades no mercado em um ano. Os fãs de "Breaking Bad" respondem por cerca de 20% de seu faturamento.

É como se uma excursão às locações de "Trainspotting" incluísse parada para comprar falsas seringas. Mas Debbie afirma que os fãs estão só celebrando a série.


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