Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

14 praias pra conhecer em 2014

Vale a pena suar a camisa para chegar a paraísos do litoral brasileiro como Mundaú (CE) e ilha de Santo Aleixo (PE)

ROBERTO DE OLIVEIRA NO LITORAL

Há quem se amarre em destinos muvucados. Ok! Nesta época do ano, o que não falta são lugares assim: apinhados de banhistas dentro e fora da água, criançada correndo, aquele cheirinho de queijo de coalho assado na brasa e, triste e não raro, lixo que corre da areia para o mar.

Mas tem muita gente que prefere suar a camisa para alcançar o paraíso: encarar trilhas no meio do mato com o sol a pino só para se dar ao luxo de ter uma praia "sua", "exclusivíssima", "deserta", em lugarejos remotos do país.

Para essa turma, pouco importa se vai ter uma barraquinha com banheiro, vendedores de camarão, isopor abarrotado de cervejinha gelada ou um sujeito metido a barman, sacolejando aquela caipirinha de lima-da-pérsia.

O barato desse pessoal é pisar na areia, desvendar o litoral brasileiro e, com certo orgulho, bater no peito para dizer: "Hum, eu conheço".

De Santa Catarina ao Ceará, a ideia nas páginas que se seguem não é criar um ranking das praias mais lindas do litoral brasileiro --mas, sejamos sinceros, a maioria das indicações vale a viagem e, é bom dizer, nem todas vão exigir "sacrifício" do viajante.

Nem tanto ao mar, nem tanto à areia: as praias selecionadas misturam um pouquinho de cada ingrediente. Algumas são, sim, badaladas. Nem por isso, no entanto, elas devem ser ignoradas.

O litoral brasileiro, com seus cerca de 8.000 quilômetros, não é território de areia branca, fofinha e fininha, que se mistura ao azul-bebê, como o do Caribe, mas há sempre um espacinho para curtir a natureza da mata atlântica sem ser importunado por barulho e excesso de gente.

Vale lembrar, contudo, que estamos no verão --muvuca sempre há de pintar por aí.

Na seleção de "Turismo", praias com ondinha e com ondonas se revezam com outras que simplesmente parecem piscinas naturais.

Coqueirais? Claro, eles estão por toda parte, assim como as amendoeiras dão o ar da graça na areia. Paisagens emolduradas ora por falésias, ora por dunas, alternam-se entre modestos vilarejos e condomínios luxuosos.

Que tal ampliar seus horizontes no embalo da maré?


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página