Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Cintura dura
Com força de sobra, nova Suzuki GSR 750 vai bem na estrada, mas passa aperto no trânsito urbano
Após um hiato de grandes lançamentos, a Suzuki apresentou novos modelos de alta cilindrada no último semestre. A marca renovou motocicletas conhecidas e apostou no segmento "naked", composto por esportivas sem carenagem.
A GSR 750 está entre as novidades. Lançada no exterior em 2011, esse modelo é um dos principais produtos da marca japonesa no mundo e tem desenho rebuscado. Por exemplo, a máscara que recobre parte do farol parece ter saído de quadrinhos de super-heróis.
A moto tem desenho musculoso e chama a atenção nas ruas. O quadro é construído em aço, mas o peso dessa suzuki é baixo para a categoria: 213 quilos.
O motor quatro cilindros da GSR é o mesmo da poderosa GSX 750R, porém "amansado": são 106 cv de potência, 44 cv a menos que a versão carenada.
A "naked" Suzuki tem preço inicial de R$ 36,9 mil. Equipada com freios ABS, o valor sobe para R$ 39,9 mil.
RONCO ALTO
Não é preciso ser um piloto profissional para guiar a GSR. As suspensões beiram o conforto e o motor entrega a potência de forma progressiva. Ele só ronca alto e "acorda" de fato acima de 6.000 rpm (rotações por minuto). A Suzuki consegue ser ágil e rápida de maneira amigável.
Trânsito carregado não é seu habitat: a "naked" é um tanto letárgica em desvios rápidos, pois o guidão esterça pouco e é mais largo que o usual --assim como os espelhos, que facilmente esbarram nos carros.
FEITA PARA A ESTRADA
Seu território é a estrada, onde a GSR oferece uma ciclística sólida para viajar. A posição de pilotagem é um pouco inclinada para a frente, mas não cansa tanto.
O banco do piloto tem espuma suficiente para garantir o conforto e segurar o condutor nas curvas. Já o assento do garupa, que é duro e um tanto alto, serve também como tampa do porta-objetos.
O sistema de freio tem disco duplo na dianteira e mostra eficácia e progressividade no manete.
O sistema ABS, que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência, é uma boa pedida para evitar sustos e quedas.
O painel de LCD traz indicador de marchas, dois medidores de consumo, hodômetros independentes e um grande velocímetro.
O acesso aos comandos do painel e dos punhos é fácil, e há também função de alerta nas setas: as luzes piscam por alguns segundos quando ocorre uma freada brusca, por exemplo.
A GSR tem garantia de um ano. As cores disponíveis são azul metálico avaliado,branco e preto.