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Cintura dura

Com força de sobra, nova Suzuki GSR 750 vai bem na estrada, mas passa aperto no trânsito urbano

GUILHERME SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após um hiato de grandes lançamentos, a Suzuki apresentou novos modelos de alta cilindrada no último semestre. A marca renovou motocicletas conhecidas e apostou no segmento "naked", composto por esportivas sem carenagem.

A GSR 750 está entre as novidades. Lançada no exterior em 2011, esse modelo é um dos principais produtos da marca japonesa no mundo e tem desenho rebuscado. Por exemplo, a máscara que recobre parte do farol parece ter saído de quadrinhos de super-heróis.

A moto tem desenho musculoso e chama a atenção nas ruas. O quadro é construído em aço, mas o peso dessa suzuki é baixo para a categoria: 213 quilos.

O motor quatro cilindros da GSR é o mesmo da poderosa GSX 750R, porém "amansado": são 106 cv de potência, 44 cv a menos que a versão carenada.

A "naked" Suzuki tem preço inicial de R$ 36,9 mil. Equipada com freios ABS, o valor sobe para R$ 39,9 mil.

RONCO ALTO

Não é preciso ser um piloto profissional para guiar a GSR. As suspensões beiram o conforto e o motor entrega a potência de forma progressiva. Ele só ronca alto e "acorda" de fato acima de 6.000 rpm (rotações por minuto). A Suzuki consegue ser ágil e rápida de maneira amigável.

Trânsito carregado não é seu habitat: a "naked" é um tanto letárgica em desvios rápidos, pois o guidão esterça pouco e é mais largo que o usual --assim como os espelhos, que facilmente esbarram nos carros.

FEITA PARA A ESTRADA

Seu território é a estrada, onde a GSR oferece uma ciclística sólida para viajar. A posição de pilotagem é um pouco inclinada para a frente, mas não cansa tanto.

O banco do piloto tem espuma suficiente para garantir o conforto e segurar o condutor nas curvas. Já o assento do garupa, que é duro e um tanto alto, serve também como tampa do porta-objetos.

O sistema de freio tem disco duplo na dianteira e mostra eficácia e progressividade no manete.

O sistema ABS, que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência, é uma boa pedida para evitar sustos e quedas.

O painel de LCD traz indicador de marchas, dois medidores de consumo, hodômetros independentes e um grande velocímetro.

O acesso aos comandos do painel e dos punhos é fácil, e há também função de alerta nas setas: as luzes piscam por alguns segundos quando ocorre uma freada brusca, por exemplo.

A GSR tem garantia de um ano. As cores disponíveis são azul metálico avaliado,branco e preto.


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