São Paulo, domingo, 05 de janeiro de 2003

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CARTAS

Pára-brisa do Palio
"Adquiri um Palio Young 2001/2002, em novembro de 2001. Pouco tempo depois as palhetas do limpador já faziam barulho e trepidavam. Durante a revisão dos 10 mil quilômetros, a revenda disse que já haviam passado 90 dias e que não teria mais garantia. Mesmo assim, realizaram a troca das pastilhas.
Entrei na página da Fiat na internet, fiz a reclamação, mas não houve resposta. Pouco tempo depois, o problema voltou. Comprei mais um jogo de palhetas.
Faz 12 meses que estou com o carro e, apesar de estar no terceiro jogo de palhetas e sempre ter fluido no reservatório do limpador, o pára-brisa foi riscado.
Em duas concessionárias diferentes, escutei de mecânicos que deve haver algum problema com o vidro do modelo."
Marcelo Nassif Avellar (Avaré, SP)

Resposta - A Fiat diz que o veículo do cliente foi analisado pela concessionária MAN1, mas não foi constatada falha no produto e que, portanto, não há como atender o cliente em garantia.

Réplica - O leitor disse à Folha que foram trocadas as palhetas e os braços do limpador pela revenda Adrivel e que, aparentemente, o problema foi resolvido.

Motores 1.3 e 1.6
"Gostaria de saber sobre volumes e tendências de motorização 1.3 e 1.6 nos principais carros, como o Fiat Palio e o Volkswagen Gol básico."
Felipe Seabra (São Paulo, SP)

Resposta - Com as mudanças da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), os "populares" (veículos 1.0) mais equipados praticamente sumiram do mercado, pois eles ficaram tão ou mais caros que os 1.3 e os 1.6 mais simples. Hoje o Gol vende mais com motor 1.6 16V do que com o 1.0 16V. Aliás, a Volkswagen voltou a comercializar o Gol 1.6 depois das mudanças de tributação. Já a Fiat só tinha o propulsor 1.3 com 16 válvulas. Criou o 1.3 com oito válvulas com o slogan "carro 1.3 com preço de 1.0". Ele custa R$ 19.798, contra R$ 18.988 do "popular". O desempenho também apresenta alguma diferença: o 1.3 desenvolve 67 cv (cavalos) de potência contra 55 cv do 1.0.

Motor da perua Escort
"Tenho uma Escort SW, ano 2000, comprada zero-quilômetro na Nova Paixão. Na primeira revisão, de 20 mil quilômetros, feita em julho, na autorizada Costa Sul, foi detectado um problema de fabricação, com a necessidade da troca total do motor.
Entre a confecção do laudo técnico, a autorização da Ford e a entrega do veículo, houve uma demora de quase 30 dias, com a única justificativa da autorizada de que precisava aguardar o motor da montadora.
Rodados três quilômetros, o automóvel teve de ser levado à mesma concessionária para efetuar uma simples troca de óleo, quando soube que seria necessário trocar o motor mais uma vez. Meu carro está parado há duas semanas, aguardando o motor."
Ana Maria Malvezzi de Souza (Santos, SP)

Resposta - A Ford disse que contatou o gerente de serviços da revenda Costa Sul e soube que o problema teria sido solucionado no dia 6 de dezembro.

Réplica - A leitora confirmou à Folha a troca do motor.



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