São Paulo, domingo, 06 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPORTIVO

Modelo artesanal da Audi, uma das atrações da marca alemã no Salão de SP, chega com motor de 450 cavalos

Sedã RS6 rende como oito "populares"

LUÍS PEREZ
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

O motor do Audi RS6 é um V8 4.2 de 450 cv (cavalos) de potência -quase oito vezes um Renault Clio 1.0 8V. O comportamento é de esportivo: vai de 0 a 100 km/h, de acordo com a fábrica, em 4,9 segundos. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h.
Por isso, muita calma nessa hora: a Folha avaliou a única unidade do modelo em solo brasileiro, justamente a que será apresentada a partir de quinta no Salão de São Paulo, que vai até o dia 20. As vendas devem começar só em abril, e o preço depende do temperamento do dólar. Em valores de hoje, seria cerca de R$ 300 mil.
Quem fica animado só de olhar para um motor vai se deleitar: até ele ganhou um trato no visual, recebendo cobertura de fibra de carbono. O torque (força) também é estimulante: 57,14 kgfm, sete vezes o de um "popular".
Apesar de o test-drive ter sido cauteloso dadas as circunstâncias, o carro, produzido em escala artesanal pela divisão esportiva da marca, chama a atenção pela estabilidade nas curvas. Segundo a Audi, isso se deve à suspensão DRC (Dynamic Ride Control), ou seja, monitorada permanentemente para que o veículo se mantenha nivelado com o solo. Ainda assim, parece inevitável raspá-lo nos pisos irregulares do país.

"Sopa de letrinhas"
Sua suspensão atua em conjunto com várias engenhocas eletrônicas. A "sopa de letrinhas" tem como ingredientes, além dos freios ABS (antitravamento), os sistemas EBD (distribuição da força de frenagem), EDL (sistema ativo de freios), ASR (sistema antiderrapagem) e MSR (controle da força do motor).
Sua tração é integral, e o câmbio Tiptronic de cinco velocidades permite fazer trocas por "borboletas" na coluna de direção.
Nem todas as características, porém, são de esportivo. Se o condutor quiser, pode ficar em posição elevada. Também tem à disposição vários itens de conforto necessários para o dia-a-dia -como ar-condicionado automático, bancos com aquecimento e sensor de estacionamento.








Texto Anterior: Série especial: VW lança Parati nos moldes da Super Surf
Próximo Texto: Ficha técnica: Audi RS6
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.