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4X4
Com design mais arredondado, picape da Mitsubishi passa a ser a primeira do Brasil com a opção de câmbio automático
Mais cara, L200 dá trégua ao pé esquerdo
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A CATALÃO (GO)
Na contramão do mercado de
picapes, a Mitsubishi lançou um
produto mais caro do que a L200
que já monta no Brasil. A L200
Sport mantém a tração nas quatro
rodas, mas sofreu um "face-lift" e
melhorias para o fora-de-estrada.
"É muito mais um Pajero com
compartimento de carga que uma
picape", resume Luiz Rosenfeld,
diretor industrial da empresa.
Segundo Eduardo de Souza Ramos, presidente da montadora, a
idéia é ter uma variedade de preços grande entre os 4x4, em vez de
oferecer um produto 4x2.
O "upgrade" inclui uma exclusividade. A L200 é a única picape no
Brasil a ter como opção câmbio
automático. Por ele, é preciso pagar R$ 5.030 a mais. Apesar de
uma única opção de acabamento,
há duas de motorização -o câmbio está disponível só para a mais
potente e vem com freios ABS
(antitravamento) e airbag (bolsa
de ar que infla em batidas) duplo.
O propulsor da L200 "normal"
-que continua sendo produzida- equipa a versão GLS. Com
bomba de combustível eletrônica,
turbina de rotor variável e novo
intercooler, a potência pulou de
87 cv (cavalos) para 121 cv. O torque (força) foi de 20,5 kgfm para
26,2 kgfm. Já a L200 Sport HPE
tem 141 cv e 30,6 kgfm.
A tração 4x4 pode ser engatada
com velocidade de até 100 km/h.
Um botão no painel aciona o bloqueio do diferencial traseiro. Caso
o motorista esqueça de desativá-lo, o eixo volta ao normal quando
a picape ultrapassa os 60 km/ h.
Externamente, a L200 Sport ficou mais arredondada. A grade é
nova, e há pára-barro e protetor
de cárter integrados ao pára-choque. Atrás, as lanternas são dois
pequenos círculos. Com aparência de estribo, uma barra protege
o carro de batidas laterais.
Opcionais
Por dentro, o painel está mais
moderno, mas ainda perde para a
concorrência em design. Além
dele, as portas dianteiras, os componentes que estão nela e os vidros traseiros elétricos vieram do
Pajero Sport. O freio de mão não é
mais uma alavanca que vem do
assoalho, ganhando a posição
normal de carros de passeio.
A L200 Sport, que deve representar 60% das vendas do modelo, vem bem equipada. Ar-condicionado, direção hidráulica, trio
elétrico, volante e banco do motorista com regulagem de altura,
apoio de braço central
com porta-objetos e toca-CDs, entre outros, são
de série.
Os opcionais dão uma
cara mais aventureira à
picape. Capota marítima
(que pode ser rígida),
prancha para dividir a caçamba, engate, estribo
em alumínio, rack esportivo e sensor de obstáculos traseiros estão na lista. Nem todos estão disponíveis agora.
Outra novidade da
L200 "antiga" é a nova
versão Savana. "O visual
é exclusivo, agressivo. Ela
tem chassi derivado dos
modelos de competição
para uso ultra-severo",
descreve Rosenfeld.
Ela tem tanque de combustível adicional com
capacidade para 20 litros,
guincho elétrico, prancha de desencalhe e âncora, pá, caixa de ferramentas, caixa de peças, escada
para acessar o rack, manual que
ajuda a resolver problemas e estojo de primeiros socorros.
A Savana custa R$ 66,9 mil, enquanto as antigas opções GL e
GLS saem por, respectivamente,
R$ 62,4 mil e R$ 64,5 mil.
José Augusto Amorim viajou a convite da MMC Automotores do Brasil
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