Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Copa
200620021998199419901986198219781974
197019661962195819541950193819341930

História

1974Alemanha

Classificação
Alemanha Ocidental
Holanda
Polônia
Brasil
Artilheiros
7 gols Grzegorz Lato (Polônia)
5 gols Andrzej Szarmach (Polônia), Johan Neskeens (Holanda)
4 gols Ralf Nedstrom (Suécia), Gerd Müller (Alemanha Ocidental), Johnny Rep (Holanda)
Ver todos os jogos
AP
Beckenbauer e Maier seguram taça vencida pela Alemanha
Beckenbauer e Maier seguram taça vencida pela Alemanha

Assim como em 1954, os alemães levaram o título vencendo na final o melhor time da Copa. A Holanda, do técnico Rinus Michels, apresentou ao mundo um novo conceito de futebol, com meias e atacantes em constante rotação (precursor do 3-5-2). Liderado pelo craque Johann Cruyff, considerado por muitos o melhor jogador europeu da história, o "carrossel holandês" atropelou adversários, incluindo o Brasil, até chegar à final. O esquema tático foi comparado ao da Hungria, derrotada pela Alemanha na final de 1954, mas com melhoras. Mesmo após as significativas vitórias sobre Argentina (4 a 0), Brasil (2 a 0) e Alemanha Oriental (2 a 0) na segunda fase do torneio, a "laranja mecânica", como também ficou conhecido o time holandês, devido à cor de seu uniforme e ao filme famoso de Stanley Kubrick, não resistiu aos donos da casa na final. A equipe da Alemanha Ocidental, que contava com jogadores como o goleiro Maier, Overath e Müller, soube virar o jogo, depois de sair perdendo por 1 a 0, e fez 2 a 1. No time campeão do mundo, o meia defensivo Franz Beckenbauer foi o grande líder. Apesar de não ter marcado nenhum gol na Copa, o veterano dos Mundiais de 1966 e 1970 fez um torneio perfeito taticamente. Além de Alemanha e Holanda, o único time que apresentou bom futebol na Copa foi a Polônia, terceira colocada.

Brasil

Sem contar com a maior parte dos jogadores campeões do mundo no México, inclusive Pelé, que apesar de estar em atividade abdicou de disputar seu quinto Mundial, o técnico Zagallo armou montou um time sem tanto brilho para a Copa da Alemanha. A equipe brasileira até tinha bons valores individuais, entre eles Leão, Rivellino, Jairzinho, Dirceu e Luís Pereira, mas havia clima ruim entre atletas e comissão técnica. Na primeira fase, após empates sem gols contra Iugoslávia e Escócia, o Brasil precisava vencer o Zaire por três gols para se classificar. Fez 3 a 0, graças a uma falha gritante do goleiro rival, e passou raspando. Com alterações na equipe titular - Zé Maria na lateral direita em lugar de Nelinho, Carpegiani no lugar de Piazza no meio e Valdomiro e Dirceu em lugar de Leivinha e Mirandinha no ataque - , a seleção conseguiu vencer a Alemanha Oriental (1 a 0) e a Argentina (2 a 1) na segunda fase. Esteve perto de chegar à final. Precisava ganhar da Holanda, que também havia vencido seus dois jogos. Após fazer um bom início de jogo, o time de Zagallo, que havia menosprezado os holandeses, foi envolvido pelo esquema inovador de Rinus Michels e acabou perdendo por 2 a 0. Na decisão do terceiro lugar, perdeu também para a Polônia: 1 a 0. Ademir da Guia, maior jogador da história do Palmeiras, só disputou um jogo.

Curiosidades

  • Os jogadores holandeses surpreenderam fãs ao cobrar para dar autógrafos. O caso repercutiu mal na imprensa e os jogadores passaram a evitar a torcida até a final.
  • Ocorreu o primeiro caso de doping, com o zagueiro do Haiti Jean-Joseph, na goleada por 7 a 0 para Polônia. Seguranças da delegação do país deram uma brutal surra no jogador.
  • Com a Jules Rimet em poder do Brasil, a Fifa promoveu concurso e escolheu trabalho do italiano Silvio Gazzaniga. A nova taça, a Copa do Mundo Fifa, não prevê posse definitiva.
  • A Copa-1974 foi a primeira com a Fifa sob o comando do brasileiro João Havelange, eleito em junho daquele ano - ficaria na presidência da entidade até 1998.
  • A partir do Mundial de 74, o jogo de abertura passou a contar sempre com o então campeão. O Brasil inaugurou a regra empatando em 0 a 0 com a Escócia.
  • A Fifa resolveu inovar e abandonou a fórmula tradicional de semifinais com quatro times. Dessa vez, das quartas-de-final, com dois grupos de quatro, já sairiam os finalistas.
  • A conquista da Copa rendeu a cada jogador alemão o prêmio de US$ 50 mil. Detalhe: o prêmio pago pela Holanda aos vice-campeões foi de US$ 100 mil.
  • Os alemães ocidentais permitiram vitória da Alemanha Oriental na última rodada da primeira fase com objetivo de fugir de um enfrentamento contra Brasil ou Holanda na segunda fase.
 
Multimídia

Galeria

 


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página